voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Jackson Barreto lança Matrícula Online para escolas estaduais e programa de combate ao analfabetismo

Por Ítalo Marcos
- 23/12/2015 10:55:00
11709 acessos imprimir

Por: ASN/Sergipe

As ferramentas vão facilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias educacionais e informatizar o processo de matrículas nas escolas da rede estadual, acabando de uma vez com as filas que ainda eram registradas em algumas unidades de ensino. Já o AMA vai promover a alfabetização de 66 mil sergipanos com mais de 25 anos em três anos.

 

O governador Jackson Barreto lançou na tarde desta terça-feira, 22, os Portais Escola Educa Mais, Matrícula Online e o Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA), em solenidade realizada no Palácio de Veraneio. As ferramentas vão facilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias educacionais e informatizar o processo de matrículas nas escolas da rede estadual, acabando de uma vez com as filas que ainda eram registradas em algumas unidades de ensino. Já o AMA vai promover a alfabetização de 66 mil sergipanos com mais de 25 anos em três anos.

 

O governador afirmou que os portais e o programa de alfabetização vão promover a inclusão social através da educação. De acordo com Jackson Barreto, os investimentos na educação são fundamentais para se ter um estado desenvolvido e socialmente justo.

 

Ele recordou que ao assumir a prefeitura de Aracaju na década de 1980, encontrou 14 mil crianças de sete a 14 anos fora da sala de aula porque não tinha escola suficiente para atender a demanda. Ele construiu 23 escolas e acabou com o déficit. "O nosso compromisso é com a educação do povo. Sempre trabalhei para os mais carentes", ressaltou.

 

Jackson Barreto reconhece que neste primeiro ano o governo atravessou dificuldades pela queda da receita, mas não esmoreceu nem desanimou. "Temos que trabalhar dobrado para atender as expectativas da população. Desde 2013 temos passado por dificuldades para pagar a folha de pessoal e agora fomos obrigados a parcelar o décimo terceiro. Não fico feliz, mas não encontramos outra alternativa. O próprio Rio de Janeiro, um estado rico e mais desenvolvido, teve que se utilizar desse expediente para poder honrar o compromisso", acentuou.

 

O governador se mostrou entusiasmado com os novos portais que levarão modernas ferramentas educacionais para o aluno da rede pública. "A matrícula online vai acabar com os pais dormindo na porta das escolas para conseguir a vaga de seu filho. As filas vão desaparecer e vamos garantir vagas para todos. O Portal Educa Mais vai oferecer conteúdos fundamentais para melhorar a qualidade do ensino", ressaltou.

 

Com relação ao AMA, o governador afirmou que com esse programa vai poder reduzir o analfabetismo, para ele uma das maiores vergonhas do estado. Jackson considera um absurdo Sergipe ter 17% da sua população com mais de 25 anos analfabeta. "Num estado de 2,2 milhões de habitantes e com apenas 21 mil metros quadrados de extensão, ter este percentual de analfabetos, é vergonhoso. Vamos trabalhar para reduzir na metade esse número", destacou.

 

Jackson Barreto também ressaltou a parceria formada pelo governo estadual, federal e a iniciativa privada em favor da educação. "A educação se move com recursos federais, estaduais e da iniciativa privada. Temos que percorrer essa trilha para fortalecer a educação", finalizou.

 

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, afirmou que ao assumir a pasta, o governador o chamou e apresentou suas preocupações com relação à educação, dentre elas o alto índice de analfabetismo ainda registrado, as filas para se conseguir uma vaga numa escola pública e a baixa avaliação da qualidade do ensino das escolas públicas estaduais. "Ao lançar os portais e o programa de alfabetização, essas três preocupações estão sendo solucionadas", ressaltou.

 

O secretário também aproveitou para fazer uma prestação de contas do primeiro ano de sua gestão, destacando a redução nos índices de violência nas escolas, dando o exemplo de Aracaju, em que em 2014 foram registradas 75 ocorrências e neste ano somente 15; inicio da licitação para em 2016 implantar a alimentação privada em 30 escolas da capital; 250 unidades de ensino com acesso à internet; instalação de lousa digital em 100 escolas; entrega de cinco escolas reformadas, dentre outras.

 

Para 2016, Jorge Carvalho disse que já está ultimando o projeto de lei de gestão democrática para ser enviado à Assembléia Legislativa, abrirá licitação para reforma de 62 escolas e também estará encaminhando para Alese o projeto de intercâmbio escolar internacional em que 100 alunos do ensino médio da rede pública estadual irão estudar no exterior por um ano.     

 

Escola Mais Educação

 

O Portal Escola Educa Mais faz parte de um projeto em parceria com a Escola Digital, que consiste em uma plataforma gratuita e aberta que apóia a personalização e melhoria da qualidade da educação, por meio do uso de tecnologias educacionais inovadoras, disponibilizando vídeos, infográficos, mapas, simuladores, animações e outros recursos de todas as disciplinas da Educação Básica, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O portal é uma iniciativa do Instituto Natura, da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Inspirare.

 

A Secretaria Estadual de Educação poderá, por meio do Portal Escola Educa Mais, personalizar a identidade visual e o banco de Objetos Digitais de Aprendizagem disponíveis, ampliando a relação de cada link com o próprio currículo escolar. Para que professores, gestores, técnicos da secretaria de educação e alunos possam aprimorar a utilização da plataforma, são disponibilizados também materiais de apoio (vídeos, textos e imagens), além de estarem previstos cursos à distância para formação continuada.

 

Além do visual atraente, há crescente colaboratividade através de um mecanismo de busca eficiente e ferramentas para que os usuários sugiram recursos e comentem o uso que fazem deles.

 

Matrícula Online

 

A implementação da matrícula online na rede estadual, a partir de 2016, contemplará todas as 354 unidades de ensino da rede.

 

Preocupado em solucionar um problema recorrente no período de matrículas na rede estadual de ensino, o Governo do Estado de Sergipe decidiu criar um serviço para acabar com as longas filas que se formavam em frente aos maiores colégios estaduais.
 
Desenvolvido totalmente por técnicos da Coordenadoria de Informática da Seed, o Portal da Matrícula Online vem sendo testado experimentalmente desde outubro. O novo sistema já foi divulgado em todas as Diretorias Regionais de Educação.
 
A matrícula online é uma ação pioneira que vai facilitar o processo de matrícula tanto para os alunos quanto para a direção das escolas. Para que fosse possível o desenvolvimento dessa tecnologia, os técnicos da Coordenadoria de Informática contaram com o apoio de vários departamentos e divisões da Seed.

 

Contaram também com o apoio dos diretores de escolas que intensificaram a alimentação do Sistema Integrado de Gestão (SIGA) de cada unidade de ensino para que as matrículas possam ser realizadas com êxito.

 
Os servidores da educação estadual que trabalham nas secretarias escolares receberam um treinamento de qualificação para operacionalizarem o serviço no Portal.

 

Sergipe Alfabetiza Mais

 

O Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA) objetiva reduzir o índice de analfabetismo em Sergipe por meio de uma ação articulada e intersetorial entre a União, as Secretarias de Estado e/ou órgãos da administração direta e indireta, municípios e sociedade civil organizada.

 

O AMA faz parte de ações estabelecidas pela Seed, visando atender ao compromisso do Governo de Sergipe em alfabetizar e dar condições de continuidade de estudos aos jovens adultos e idosos, promovendo uma educação de qualidade social, assegurando a permanência no processo educativo e garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação do conhecimento formal, exercício da cidadania ativa e seguridade social.

 

O programa coordenador pela Seed, contará com a parceria das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SEIDH), Agricultura (SEAGRI), Saúde, Detran e Secretarias Municipais de Assistência e Saúde.

 

Os cursos serão modulares, com duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas, totalizando 320 horas de atividades. O AMA será composto por seis eixos: Gestão  Político - Administrativa; Gestão Pedagógica; Formação Iniciada e continuada para Alfabetizadores e Coordenadores de Turma; Materiais Didáticos; Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação e Monitoramento do Programa.

 

Presenças

 

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado; da Justiça, Antônio Hora; da Agricultura, Esmeraldo Leal; da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Marta Leão; Planejamento e Gestão, João Augusto Gama;coordenador de Relações Institucionais da Casa Civil, Jorge Araujo, presidente do Banese, Fernando Mota; presidente da Cohidro, Mardoqeu Bodani e o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

 

 

Link: http://www.agencia.se.gov.br/noticias/educacao/jackson-barreto-lanca-matricula-online-para-escolas-estaduais-e-programa-de-combate-ao-analfabetismo