Notícia do Portal

23/08/2016 12:41 (1895 acessos)

SEED e Fundação Lemann iniciam programa Gestão para a Aprendizagem

 

Iniciativa visa empoderar Secretarias de Educação e escolas a diagnosticarem suas reais necessidades e articularem suas ações em uma intervenção pedagógica com duração de dois anos.

 

Selecionada por meio de edital público aberto pela Fundação Lemann, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) é uma das dez secretarias escolhidas nacionalmente, entre outras 200 inscritas, para ser parceira da instituição e participar do programa Gestão para a Aprendizagem, que objetiva dar apoio a redes públicas para que estas possam alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência para todos os seus alunos.

 

O lançamento oficial do programa e a apresentação de suas diretrizes ocorreram na manhã desta terça-feira, 23, no auditório da SEED, em cerimônia aberta pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; pela diretora do Departamento de Educação (DED/SEED), Gabriela Zelice, e pelos integrantes da equipe da Fundação Lemann, Raph Gomes e Guilherme Barros.

 

De acordo Raph Gomes, o programa ​Gestão para a Aprendizagem contribui para o aprendizado dos alunos das ​redes públicas parceiras por meio de consultoria em gestão pedagógica aliada à formação de educadores.

 

"Nossos consultores atuarão como parceiros na elaboração de diretrizes estratégicas para a gestão pedagógica das secretarias, com apoio na elaboração e monitoramento dos planos de ação implementados pela secretaria de Educação", explica Gomes.

 

Durante a apresentação do programa Gestão para a Aprendizagem, Raph Gomes traçou o cronograma de atividades que serão desenvolvidas até o final de 2018, e que têm seu início já a partir deste mês de agosto, com a elaboração de diagnósticos, em trabalhos que envolverão 60 escolas e todos os técnicos de todas as diretorias regionais de educação, e também da Diretoria de Educação de Aracaju.

 

Para o secretário Jorge Carvalho, a SEED tem buscado estar aberta ao diálogo e à construção de novas parcerias, "visando sempre a melhoria da qualidade de educação ofertada na rede pública estadual, com foco na valorização dos aspectos pedagógicos".

 

Segundo Gabriela Zelice, o programa está estruturado em dois eixos de atuação, que são a consultoria em gestão pedagógica e a formação para gestores escolares e técnicos pedagógicos da SEED e para os professores das escolas que participarão do programa.

 

"Os gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e técnicos pedagógicos da SEED participantes do programa receberão uma formação continuada com duração de dois anos nos formatos presencial e online, para desenvolvimento de uma atuação pautada em gestão estratégica com foco também em resultados de aprendizagem dos alunos", afirma a diretora do DED.

 

Ainda conforme explicação de Gabriela Zelice, tanto a consultoria quanto a formação têm uma flexibilidade e estão alinhadas às necessidades da SEED, e os planos de ação que serão elaborados para nortear as atividades pedagógicas das escolas vão ser construídos em conjunto com os diversos atores envolvidos.

 

Consultoria

 

A consultoria será oferecida para as lideranças pedagógicas da Secretaria e equipe técnica de acompanhamento pedagógico das escolas, com objetivo de desenvolver diretrizes estratégicas, rotinas e instrumentos gerenciais focados em resultados de aprendizagens.

 

Os eixos norteadores do trabalho da consultoria são o diagnóstico, a elaboração e a implementação do plano de ação da Secretaria e avaliação.

 

A equipe técnica da Secretaria de Educação responsável pelo acompanhamento pedagógico das escolas também participa do processo formativo.

 

Com cronograma de atividades que se iniciam no primeiro semestre de 2017, a formação de professores será ministrada por profissionais da Secretaria de Educação, capacitados em curso, no formato presencial e online, para liderar formações presencias com os professores da rede para a atuação em gestão de sala de aula com perspectiva de aprimoramento da prática docente.

 

Os professores da rede também recebem formação continuada nesta temática em formato online com módulos semestrais.

 

Parcerias

 

Esta iniciativa visa empoderar secretarias de educação e escolas a diagnosticarem suas reais necessidades e articularem suas ações em uma intervenção pedagógica com duração de dois anos. Esta edição do programa é exclusivamente dedicada aos níveis de ensino Fundamental e Médio.

 

O ​Gestão para a Aprendizagem tem as parcerias técnicas da Elos Educacional, especializada no desenvolvimento e execução de programas de formação de educadores, e de consultores especialistas em soluções de gestão pedagógica para secretarias de educação.

 

A Elos Educacional é parceira da Fundação Lemann no processo de seleção de redes, formação de educadores e no desenvolvimento e acompanhamento dos planos de ação implementados nas escolas.

Voltar à página anterior