Notícia do Portal

10/02/2017 14:59 (998 acessos)

Alunos da rede estadual iniciam aulas na Aliança Francesa

 

Parceria entre a Seed e Aliança Francesa garante curso inteiramente gratuito

 

Por Ítalo Marcos

 

 

Os 22 alunos da rede estadual de ensino que foram selecionados para bolsa de estudos na Aliança Francesa já iniciaram as aulas. Na tarde da última quarta-feira, 9, eles tiveram uma aula inaugural, momento em que receberam as boas-vindas dos professores da Aliança e da equipe da Secretaria de Estado da Educação.

 

A diretora do Departamento de Educação da Seed, Gabriela Zelice, representou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. Ela recepcionou os estudantes e destacou a importância dessa oportunidade que eles estão tendo.

 

"Nosso trabalho é para que vocês tenham essa oportunidade única. A gente quer avançar ainda mais. A Seed tem um programa de intercâmbio que visa levar alunos para outros países a fim de  conhecer outras línguas, culturas e ter novas experiências", disse, afirmando ainda que essa é uma iniciativa da gestão do secretário Jorge Carvalho, que valoriza bastante o intercâmbio de alunos para outras nações.

 

O diretor da Aliança Francesa, Carlos Hermínio, também deu as boas-vindas aos novos alunos nesse começo de jornada. "Nosso objetivo é que vocês possam desfrutar da Aliança, onde vocês irão aprender não apenas o idioma, mas também a cultura francesa, e quem sabe, viajar para a França. Para nós esse é um momento muito importante. A gente espera que os alunos, através dessa parceria entre a Aliança Francesa e o Governo do Estado, possam amar o idioma francês", declarou.

 

Estiveram presentes ainda as técnicas da Assessoria Internacional da Seed, Nádia Cardoso e Célia Gil. Segundo Nádia, os alunos da rede pública têm um grande potencial e devem aproveitar essa oportunidade.

 

"O nosso interesse é que, enquanto vocês forem alunos da rede estadual, continuem sendo alunos da Aliança Francesa. Não existem mais limites geográficos para os nossos sonhos. Aproveitem essa oportunidade e pensem no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. Os nossos alunos que participam de intercâmbio ampliam bastante os sonhos e os conhecimentos", afirmou.

 

Oportunidade

 

Os alunos e professores destacaram a importância dessa oportunidade que estão tendo de aprender o idioma francês gratuitamente. Cecília Morimitsu é estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto e foi uma das contempladas com a bolsa de estudo. "Comecei a me interessar pelo francês quando meu primo foi fazer doutorado na França. A partir daí eu passei a me empenhar em aprender. Essa está sendo uma ótima oportunidade; é uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida", disse.

 

Já sua colega, Maria Laura Santana Ramos, destacou que os alunos precisam ter méritos para conseguir essa chance. "Percebo que muitos de nós somos bastante esforçados. Ninguém chegou aqui do dia para a noite, mas sim pelos próprios méritos. A gente tem que sempre estar querendo o melhor", declarou.

 

O aluno John Hênio dos Santos Souza, do Colégio Estadual Dom Luciano, também não poupou elogios ao curso. "Acho bem interessante essa oportunidade que a Secretaria de Estado da Educação está proporcionando para a gente. Poderemos aprender outras culturas e um idioma diferente. Pretendo morar na Europa futuramente, e isso, sem dúvida, será muito bom para mim", afirmou.

 

A professora Rebeca Porto, que ensina em uma das turmas da Aliança Francesa, disse que a parceria entre o curso e a Seed tem trazido benefícios para os estudantes.

 

"Desde que começamos a receber esses alunos, venho percebendo uma diferença muito grande na vida deles. A gente tem aprendido bastante e vejo que o potencial deles está se desenvolvendo muito. Sentimos um esforço muito grande por parte dos alunos, e isso nos enche de alegria", declarou.

 

Voltar à página anterior