23/05/2017 15:21 (415 acessos)

Seed e Sejuc promovem VII e VIII Ciclos Formativos de Educação Prisional: Desafios e Possibilidades da EJA

Evento acontece nos dias 25 e 26 deste mês no Hotel Órion, em Aracaju

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação/Serviço de Educação de Jovens e Adultos -SEJA, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor - Sejuc, promove VII e VIII Ciclos Formativos de Educação Prisional: Desafios e Possibilidades da EJA em Sergipe.

O evento irá acontecer no Hotel Órion nos dias 25 e 26 deste mês.

Fortalecer a política pública de atendimento às necessidades básicas da Educação prisional em Sergipe, refletindo sobre os desafios e a realidade da população privada de liberdade, por meio dos processos de ensino e aprendizagem da EJA, é o principal objetivo dos ciclos.

Com essa ação, os parceiros Seed e Sejuc, pretendem promover a qualidade do processo educativo no sistema prisional como elemento de transformação e ressocialização das pessoas que se encontram privadas de liberdade.

O evento será aberto na próxima quinta-feira, 25, às 9h e acontecerá em dois Ciclos Formativos, que completarão temáticas da compreensão sócio histórica da realidade prisional, competências técnicas nas áreas de atuação de cada segmento envolvido e uma visão transpessoal na relação entre os profissionais e as pessoas privadas de liberdade.

Programação

A abertura dos trabalhos está prevista para iniciar às 9h da próxima quinta-feira, 25. Por volta das 9h30, acontecerá a ´palestra da coordenadora do projeto de Extensão Pró-docência para a EJA - CODAP/UFS, Maria José de Menezes Almeida, que irá falar sobre "Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos e os Desafios Contemporâneos.

Em seguida acontece mesa redonda, tendo como participantes Lício Valério, Doutor em Ciências Humanas/IFS; Cézar Estrelado, gestor em Educação; Alessandra Monteiro, mestre em Educação (NASSAU) e como mediadora, Juliana Souto, Doutora em Ciências Humanas/SEJA/DED/Seed.

Na parte da tarde, por volta das 14h, acontecem quatro oficinas de Práticas Pedagógicas, abordando as temáticas: Produção e Musicalidade; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Memória e Identidade Cultural e Direitos Humanos. Em seguida, acontecerá plenária com apresentação dos trabalhos.

O evento tem prosseguimento na sexta-feira, 26, às 8h com abertura dos trabalhos e apresentação cultural. Por volta das 9h, a Doutora Sônia Azevedo irá falar sobre os "Caminhos para Construção de Cultura de Paz nas Escolas".

Em seguida, será realizada mesa redonda com os convidados Darlei Passamai, metre em Educação (NASSAU) e Viviane Andrade, doutoranda da UNIT. Edmilson dos Santos, pós-graduado em Meio Ambiente irá atuar como mediador.

Na parte da tarde, às 14h, acontecerão as oficinas de Práticas Educativas e às 16h, o evento será finalizado com a plenária, apresentação dos trabalhos.