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16/06/2017 10:12 (390 acessos)

Currículo do Ensino Médio Inovador é discutido em reunião com escolas da rede estadual

Por Sílvio Oliveira

 

A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na quarta-feira última, 14, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, uma reunião de formação com técnicos das Diretorias de Educação, gestores e professores das 49 unidades que oferecem o Ensino Médio Inovador, com o objetivo de alinhar as diretrizes estaduais para o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).

 

O programa está inserido nas metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024, sendo regulamentado pela resolução FNDE nº 4 de 25 de outubro de 2016, configura-se como um indutor para repensar as ações pedagógicas desenvolvidas pelas escolas, tendo como objetivo garantir um ensino de qualidade e o estímulo necessário aos jovens para a conclusão do Ensino Médio. 

 

Segundo Gilvânia Guimarães, coordenadora estadual do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação, o ProEMI objetiva apoiar e fortalecer os sistemas de ensino estaduais e distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. "Disponibilizamos apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Desse modo, buscamos promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, a utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras", explicou.

 

As ações propostas contemplam as áreas do conhecimento a partir do desenvolvimento de atividades nos seguintes Campos de Integração Curriculares (CIC): acompanhamento pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática); iniciação científica e pesquisa; acompanhamento das línguas estrangeiras; desenvolvimento da cultura corporal; produção e fruição das Artes; comunicação, uso de mídias e cultura digital; protagonismo juvenil.

 

A coordenadora afirmou que as ações propostas dentro de cada Campo de Integração Curricular devem oportunizar aos estudantes a participação ativa nas atividades curriculares que possibilitem fortalecer os processos de ensino-aprendizagem de forma mais orgânica, estabelecendo relação com seus interesses e projetos de vida, de modo que o currículo ofertado seja um diferencial no processo formativo. Assim, as ações pensadas coletivamente pela escola devem garantir a flexibilização, o protagonismo juvenil, o direito à aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

 

Currículo e formação

 

A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe aderiu ao ProEMI e atribuiu às unidades escolares a total autonomia para que elas manifestassem o interesse pela participação no programa.

 

As Escolas sergipanas recebem um investimento financeiro total de R$ 2.176.000,00 por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de suas Propostas de Redesenho Curricular (PRC).

 

As ações serão incorporadas gradativamente ao currículo da Rede Pública Estadual sergipana, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, na perspectiva da educação integral, de modo que, de fato, qualifiquem os currículos das unidades escolares de ensino médio.

Para melhor orientar os gestores escolares, o Comitê Gestor do Ensino Médio Inovador, composto pelo Serviço de Ensino Médio - Semed/DED e pela Gerência de Gestão Escolar GGE/Asplan, realizou a formação acerca da aplicação dos recursos, prestação de contas e instrumentais que orientam o PDDE Qualidade.

 

A reunião contou com a participação de Aristóteles Oliveira (Diretor da Assessoria de Planejamento), Eliana Borges (diretora da Inspeção Escolar), Gilvânia Guimarães (Coordenadora Estadual do Ensino Médio) e Julita Lopes (Coordenadora da Gestão Escolar).

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