Notícia do Portal

16/06/2017 12:42 (675 acessos)

Alunos do Anfilófio Viana participam da 2ª Feira de Ciências e Tecnologias

Evento realizado em Umbaúba objetivou contribuir para a formação de uma cultura, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais

 

Por Avelar Mattos

 

Sustentabilidade. Este foi o tema principal da 2ª Feira de Ciências e Tecnologias (Fecintec) realizada na última quarta-feira, 14, no Colégio Estadual Anfilófio Fernandes Viana, localizado no município de Umbaúba. O evento reuniu 778 alunos dos ensinos fundamental e médio e objetivou contribuir para a formação de uma cultura científica, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais.

 

"Sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas, que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações", explica o coordenador da 2ª Fecintec, professor Vagner Menezes.

 

Os alunos apresentaram 34 trabalhos, sendo que os melhores deles serão apresentados no SENAC, em Aracaju. "São excelentes trabalhos, que mostram a importância da preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade", ressalta o coordenador.

 

Dentre os trabalhos elaborados pelos alunos do Anfilófio Fernandes Viana, o projeto Sustentabilidade e Propaganda: os Recursos Verbais e Imagéticos em Função da Conscientização, mereceu a atenção dos visitantes.

 

"Procuramos contribuir para a formação crítica dos alunos, por meio de análise da propaganda social, levando-os a compreender os problemas ambientais que os cercam e a refletirem sobre o importante papel que podem desempenhar em busca de possíveis propostas de intervenção para a preservação dos recursos naturais", explica a professora de Português do 3º Ano C, Rosana Santos de Souza.

 

Trabalho Didático

 

Ao explicar o projeto, a aluna Mariene Leandro, disse que o mundo globalizado exige dos cidadãos, diferentes habilidades comunicativas. "O desenvolvimento dessas habilidades nos capacitam a interagir nos diversos contextos sociais", disse.

 

A professora Rosana Souza, afirmou que dentre os gêneros existentes, alunos e professores optaram por organizar um trabalho didático pedagógico com o gênero textual propaganda.

 

"Entendemos que a propaganda tem como finalidade a divulgação de uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia relacionada a questões políticas e sociais", ressaltou.

 

O Uso da Energia Solar e Eólica como Fonte Sustentável e Alternativas para Pequenas Comunidades de Umbaúba foi outro projeto apresentado pelos alunos do Antilófio Viana. Orientado pela professora Cíntia de Oliveira Melo, o projeto objetiva estudar a produção de energia solar para a produção de energia fotovoltaica, a fim de gerar energia elétrica de forma sustentável, além de destacar a importância de sua utilização.

 

O projeto, segundo a professora orientadora, pretende analisar a possibilidade de uso dessas fontes de geração de energia como alternativa ao uso da energia hidroelétrica fornecida normalmente pelas concessionárias de energia de Sergipe. "Os alunos entendem que a energia solar é uma das soluções sustentáveis para a crescente demanda de energia global", disse.

 

Para a diretora do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes Viana, professora Carla Maria Souza Santos, a 2ª Fecintec é de suma importância para os alunos e para o meio ambiente. "O tema é atual e os nossos alunos souberam explorar bem a temática do meio ambiente e sua sustentabilidade. Professores, alunos, servidores e equipe diretiva, estão todos de parabéns", disse Santos.

 

"Sustentabilidade Alegórica: Aspectos Vitais na Obra de Iracema" foi tema de outro trabalho apresentado pelos alunos. Proporcionar através da linguagem literária aspectos que idealizam ações sustentáveis, tomando como base o romance Iracema, do escritor José de Alencar.

 

Recursos Naturais

 

Ao apresentar o projeto, os alunos que participaram dos trabalhos afirmaram que é muito comum discussões sobre sustentabilidade em vários segmentos da sociedade e nos meios de comunicação.

 

Numa das justificativas do projeto Sustentabilidade Alegórica, o professor orientador Nilton Falcão de Melo disse que o rápido crescimento demográfico, o esbanjamento dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente, a pobreza persistente de grande parte da humanidade, a opressão, a injustiça e a violência pela qual padecem milhões de pessoas, exigem ações corretivas e preventivas.

 

A aluna Sara Railame disse estar preocupada com o meio ambiente. "Tudo isso nos leva a uma grande reflexão sobre o futuro do planeta", enfatizou. Ela mesma fez a blusa e a saia que estava usando na Feira de Ciências e Tecnologias. "Reaproveitei jornais velhos para mostrar a importância da preservação do meio ambiente. Tudo que existe no lixo pode ser reaproveitado", disse a aluna.

 

"Queremos um planeta mais limpo. O trabalho de conscientização deve ser iniciado por cada um de nós. Ainda há tempo de salvarmos o planeta Terra", alertou a aluna Márcia Bonfim.

 

Para o aluno Mateus Oliveira, o tema Meio Ambiente deve ser tratado com responsabilidade por todos os gestores. "É tão importante que deve ser tratado e discutido com amor. Devemos unir forças para salvar o planeta", afirmou.

 

Ao ressaltar a importância da Feira, o professor Pedro Ernesto Oliveira da Cruz menciona o esforço e a dedicação de todos os alunos do Antilófio Viana. "Muitos desses alunos residem na zona rural de Umbaúba. Fizeram excelentes projetos e merecem os parabéns de todos nós", disse.

 

Projetos

 

Os alunos do Colégio Estadual Antilófio Viana apresentaram os seguintes projetos: Reciclar: ação para um desenvolvimento sustentável; Ervas Medicinais; Purificando a vida; À luz de Velas; Pet de Luxo; Alimentação x Consumo: hábitos alimentares; Poluição do Meio Ambiente; Degradação do Meio Ambiente; A importância do uso do hipoclorito de sódio; Reciclagem Orgânica e Inorgânica; Horta Vertical; Reutilizando a garrafa pet; Lixo Eletrônico: o que fazer com ele?;  Caçadores de Novas Ações; Formas Alternativas para a produção de energia elétrica; Consumo de energia elétrica no município deUmbaúba;  Conservação de alimentos em potes de vidro através do calor utilizando a técnica de esterilização e banho maria; Desmatamento; Poluição; A Sustentabilidade da Sociedade; Matemática no Trânsito; Matemática na Saúde; Acessibilidade: direito de todos; A produção de energia elétrica em Umbaúba; Construção de Ecobike e Reciclagem.

 

Programação

 

A 2ª Fecintec teve início as 13h com o desfile de roupas recicladas. Logo após, foi apresentado o projeto Sustentabilidade Alegórica: Aspectos Vitais na obra "Iracema", de José de Alencar, contracenados pelos alunos do 3º Ano B. Em seguida aconteceu a exposição de todos os projetos. Durante o jantar, por volta das 18h, houve a apresentação artística da dupla Júlio e Carlos Ávila. As 20h30, aconteceu a premiação dos melhores projetos e em seguida, encerrando a 2ª Feira de Ciências e Tecnologias, os alunos, professores e comunidade assistiram ao show musical de Willy Sales.

Voltar à página anterior