Notícia do Portal

16/06/2017 13:09 (310 acessos)

Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão recebem a I Fase do Pense Grande

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação/ Serviço de Ensino Médio (DED/Semed), realiza a I Fase do Programa Pense Grande. A ação tem como objetivo levar à comunidade escolar a cultura do empreendedorismo social, através de oficinas, bem como difundir e transformar ideias inovadoras que viabilizem a melhoria, tanto da vida dos jovens quanto das comunidades nas quais estão inseridos. As oficinas acontecem até o dia 25 de julho nas Escolas Estaduais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

 

Os encontros acontecem nos turnos manhã, tarde e noite, a princípio, nas turmas do 3º ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Educação Básica e das Escolas de Educação Profissional.

 

De acordo com a diretora do DED, Gabriela Zelice, com a execução do Programa Pense Grande, serão beneficiados aproximadamente oito mil jovens do Ensino Médio, que receberão oficinas sobre atitude empreendedora. "Desde o lançamento, em 2013, a iniciativa já sensibilizou mais de cinco mil jovens para que pensem sobre seus planos de vida e como serem remunerados com seus talentos. Além disso, incubou 28 projetos e pretende apoiar mais 15 iniciativas ainda neste ano. O programa possui alianças estratégicas que inspiram e fortalecem o ecossistema de empreendedorismo social brasileiro", explica Zelice.

 

Programa

 

O Pense Grande tem como público-alvo os jovens de 15 a 29 anos moradores das zonas Rural e Urbana e atua com quatro eixos: mobilização, formação para os jovens, apoio financeiro e mentoria e fortalecimento do ecossistema.

 

A mobilização tem como objetivo instigar os jovens a pensarem em seus projetos de vida, protagonizando suas escolhas, e conhecerem o empreendedorismo, tornando o tema mais visível nas periferias brasileiras. A formação para jovens visa criar oportunidades de pensar um projeto de vida e de vivenciar o empreendedorismo com impacto social e tecnologias digitais, a estratégia de formação inspira jovens a gerarem soluções para problemas de suas comunidades.

 

O apoio financeiro e mentoria se propõem  a investir recursos (humano, intelectual, social e financeiro) no desenvolvimento de empreendimentos de jovens de periferia em diferentes regiões do Brasil, a fim de aumentar os casos de empreendedores referência. Já fortalecimento do ecossistema busca garantir que no Brasil exista uma rede de conhecimento e investimento para que jovens de periferias tenham mais recursos (humano, intelectual, social e financeiro) para desenvolver empreendimentos com impacto social.

 

Confira o calendário das Oficinas da I Fase do Pense Grande

 

25/05/2017 a 14/06/2017 - DEA - Aracaju.

13/06/2017 - DRE'08 - Nossa Senhora do Socorro.

25/07/2017 - DRE'08 - São Cristóvão.

 

 

Voltar à página anterior