Notícia do Portal

19/06/2017 12:47 (587 acessos)

Seed promove I Encontro Pedagógico para Mediadores do Novo Mais Educação

 

Cerca de 120 articuladores participaram na manhã desta segunda-feira, 19, do I Encontro Pedagógico para Mediadores do Novo Mais Educação. A reunião foi promovida pelo Departamento de Educação (DED) e realizada no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e passar orientações aos coordenadores pedagógicos sobre as diretrizes do Programa Novo Mais Educação. A diretora do DED, Gabriela Zelice, abriu a reunião e destacou a importância do evento para que os articuladores conheçam melhor o programa.

 

"Eles precisam dessa formação para entenderem qual é a proposta pedagógica do DED, como a Seed vê o programa e quais são as perspectivas. Dentro dessa ação estamos colocando esses articuladores em contato com as propostas pedagógicas que existem no Novo Mais Educação, alinhadas às propostas pedagógicas da Seed", explicou.

 

Programação

 

O encontro teve início com uma dinâmica de grupo realizada pela professora Gizélia Figueiredo, que também falou sobre a importância do trabalho em equipe. Em seguida foi a vez da coordenadora do Novo Mais Educação, Armênia Fernandes, que passou orientações sobre o papel do articulador no programa.

 

Houve ainda uma fala da professora Josevânia Fonseca, sobre o acompanhamento pedagógico, e da técnica do SINES/ASPLAN Karla Vanessa, sobre o Novo Mais Educação e o Censo Escolar.

 

A coordenadora Armênia Fernandes destacou a necessidade de passar orientações sobre o acompanhamento pedagógico. "É importante fazer com que os mediadores de aprendizagem desenvolvam da melhor forma as atividades, para que tenhamos um avanço na qualidade do ensino e nos resultados da aprendizagem", disse.

 

Já a professora Josevânia Fonseca afirmou que "esse encontro é fundamental para a implementação do Novo Mais Educação. É uma oportunidade de socializar algumas ideias e ter todo o público reunido para receber essas informações iniciais".

 

O Programa Novo Mais Educação

 

Trata-se de uma iniciativa do MEC que tem como propósito melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

 

O Programa apresenta como finalidade a contribuição para: alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, por meio do acompanhamento específico, redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais e a ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

 

Vale destacar que o Programa será implementado nas escolas públicas a través de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante o apoio técnico e financeiro do MEC.

Voltar à página anterior