14/07/2017 11:39 (280 acessos)

Secretaria de Estado da Educação incentiva gestores e professores a participarem de premiações nacionais

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da coordenação estadual dos prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil, realiza visitas às Diretorias Regionais de Educação para estabelecer diálogos com a equipe de gestores e professores, com o intuito de divulgar as ações dos referidos prêmios.

De acordo com o coordenador estadual, Jorge Costa, é de extrema importância que a Seed estabeleça essa aproximação com os professores e diretores até mesmo para dirimir as dúvidas acerca das iniciativas.

"A importância desta iniciativa é mobilizar todas as 357 unidades escolares da Rede Estadual e as da Rede Municipal para que possam participar do Prêmio Gestão Escolar. O Programa reflete como um instrumental de qualificação da gestão por meio de autoavaliação, da construção de um plano de ação para melhoria dos indicadores. Além do mais, divulgar o Prêmio Professores do Brasil para mostrar as boas práticas pedagógicas que acontecem nos colégios", disse ao destacar a importância dos diretores e professores participarem.

A novidade deste ano é que a Secretaria de Estado da Educação instituiu uma premiação para a etapa estadual.  O primeiro, segundo e terceiro colocados do Prêmio Gestão Escolar participarão de um intercambio nacional. O primeiro colocado no Prêmio Professores do Brasil também na etapa estadual conhecerá um estado brasileiro.

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A ação tem como objetivo promover a qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para melhoria dos indicadores.

Criado em 1998 e desde a primeira premiação, no ano seguinte, o Prêmio Gestão Escolar, cada vez mais, conquista o reconhecimento da comunidade educacional do País. Ao longo da sua existência, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões participaram da ação.

A última edição do prêmio teve como primeiro lugar o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, localizado em Itabi, Alto Sertão de Sergipe, que conseguiu pela primeira vez trazer o feito para Sergipe.

Para participar, o gestor da unidade deve fazer a inscrição no portal do prêmio (www.premiogestaoescolar.com.br), onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação.

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

De acordo com Jorge Costa, trata-se de uma iniciativa, através da qual os professores podem socializar as experiências de sucesso com outros docentes do Brasil. " Além disso, é um meio de reconhecimento e divulgação dos trabalhos dos docentes das escolas públicas, que contribuem para a melhoria dos processos educacionais".

Em 2017 o prêmio está em sua 10ª edição, as inscrições acontecem no período de 08 de maio a 25 de agosto de 2017, em seis categorias: creche, educação infantil, pré-escola, educação infantil/ ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, ciclo de alfabetização 1º, 2º e 3º anos, anos iniciais do ensino fundamental 4º e 5º anos, anos iniciais do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, ensino médio.