Notícia do Portal

14/07/2017 16:13 (350 acessos)

Seed realiza campanha de incentivo a vacinação contra HPV

Ação também abordou temas como gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

 

Por Ítalo Marcos

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), está realizando uma campanha de conscientização dos alunos da rede estadual de ensino, para mostrar a importância de tomarem a vacina contra o vírus HPV.

 

Dentro do âmbito da Seed, a ação é coordenada pelo Programa Saúde na Escola, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (PSE/DASE) e tem como público-alvo a imunização de meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 15 anos.

 

A campanha iniciou nesta sexta-feira, 14, na Escola Estadual Monteiro Lobato, bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, com atividades de conscientização, como palestra e uma peça teatral, feita por alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe.

 

A peça abordou a questão da vacinação contra o HPV, mas também tratou de outros temas importantes como gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Segundo Francisco Freitas Santos, técnico do PSE do Dase, a campanha tem como foco a mobilização para que os estudantes tomem a vacina contra o HPV. "Estamos fazendo essa abordagem para sensibilizar os alunos quanto a questão da prevenção às ISTs, seja a sífilis, seja o HIV ou HPV. Devido à baixa procura que está tendo pela vacina contra o HPV, estamos orientando para que eles se dirijam juntamente com os pais ao posto de saúde e se imunizem", disse ele.

 

A campanha já aconteceu nas escolas estaduais Rodrigues Dórea, Senador José Alves do Nascimento e agora no Monteiro Lobato. A ação está prevista para acontecer também no dia 31 de julho, no Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, e no dia 1º de agosto, na Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins.

 

Conscientização

 

Com peça teatral e música, a ação levou aos alunos informações e conscientização. De acordo com o professor Lysandro Pinto Borges, do curso de Farmácia da UFS, o objetivo foi levar o conhecimento sobre as ISTs através de didáticas mais lúdicas. "Trouxemos a música, paródia e peça teatral mostrando a gravidez na adolescência e infecções como a sífilis e o HPV. Nosso intuito é conscientizar para evitar essas doenças, além de incentivá-los a ir aos postos de saúde tomar vacina contra o HPV. Sergipe infelizmente é o estado recordista nessas doenças, justamente pelo não uso de preservativo", explicou.

 

O aluno Wilson Borges Neto disse que a ação ajuda os estudantes a ficarem mais informados sobre as doenças e incentiva para que se tome todos os cuidados no sentido de preveni-las.

 

A mesma opinião teve a aluna Joana Vitória. "Eu já tomei as duas doses da vacina contra o HPV, mas acho importante essa campanha, que nos ensina os cuidados que precisamos ter para não contrair doenças", disse.

 

 

Voltar à página anterior