Notícia do Portal

11/08/2017 08:06 (333 acessos)

Concluída licitação para reforma do Atheneu Sergipense

A empresa ARS Construção e Empreendimento do Brasil LTDA - EPP será a responsável por iniciar a reforma e ampliação do tradicional colégio estadual Atheneu Sergipense. O prazo de finalização do processo licitatório foi cumprido antes do previsto, obedecendo ao cronograma previsto pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), órgão responsável pela licitação e amplamente divulgado desde o mês de maio, quando se iniciou o processo.

 

Inicialmente o limite máximo do valor da obra chegava a pouco mais de R$ 8 milhões. A empresa venceu com o menor preço orçado R$ 6,8 milhões, as obras e os serviços de melhorias levam em consideração reivindicações antigas, não apenas da comunidade escolar, mas também da sociedade sergipana. O governador Jackson Barreto resolveu iniciar o processo com recursos próprios após o governo federal não acenar com perspectivas concretas de parceria.“O Atheneu é um símbolo da nossa história e da nossa sergipanidade que precisamos preservar. Lá estudou diversas gerações de grandes personalidades do nosso estado. Vamos entregá-lo totalmente revitalizado para o nosso povo”, afirmou o governador Jackson Barreto, lembrando que foi aluno da Instituição.

 

 " Essa vultosa obra reafirma o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade do ensino público ofertado à sociedade sergipana, e, com esse projeto de reforma, o Atheneu Sergipense será um dos colégios mais modernos da rede pública do Brasil, beneficiando mais de dois mil estudantes. O resultado final da licitação e início das obras mostram que temos compromisso com a educação de Sergipe. O Atheneu continuará sendo uma referência na Educação", afirma o secretário de Educação, Jorge Carvalho.

 

Quem comemora a notícia é o diretor do colégio, Daniel Lemos.  "Depois de dois anos de muita luta, em que a Secretaria de Educação empreendeu esse grande desafio em reformar o nosso Atheneu, comemoramos o atendimento de um pleito de toda a sociedade sergipana", pontua ao acrescentar que este monumento histórico guarda não só a memória Educacional de Sergipe, mas todo o legado cultural que envolve diversas gerações de intelectuais da nossa sociedade que hoje estão espalhados por todo o mundo. "Acreditamos que estamos no caminho da reconstrução não só de prédio, mas também da gestão Educacional do nosso Estado", conclui.

 

Modernização

 

A reforma e ampliação do Atheneu Sergipense possibilitará a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, da sala de dança e do grêmio, bem como do auditório. Toda a cobertura do colégio será revisada, assim como as esquadrias de madeira e os cobogós.

 

Com a conclusão da obra, o prédio passará a atender as normas técnicas de acessibilidade e contará com elevador, novas rampas de acesso, além de mapa, pisos táteis e banheiros adaptados. O colégio receberá uma nova pavimentação interna em piso de alta resistência. Todas as salas de aula serão climatizadas e os quadros verdes serão substituídos por quadros de fórmica branca, sendo que em toda a estrutura do prédio será feita uma pintura geral.

 

 

Voltar à página anterior