Notícia do Portal

13/09/2017 11:02 (132 acessos)

Estudantes sergipanos participam da abertura oficial da 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2017

 

O Governo de Sergipe, por meio do Departamento de Educação Física da Seed, fomentou a participação de uma delação com 161 alunos atletas na maior competição esportiva estudantil do país, que terá sua primeira fase (12 a 14 nos) realizada na cidade de Curitiba

 

De Curitiba, por Lucas Silva

 

Mais de quatro mil alunos atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal estão em Curitiba (PR) para participar dos Jogos Escolares da Juventude 2017, iniciados nesta terça-feira, 12, com a Cerimônia Oficial de Abertura, realizada no Clube do Círculo Militar do Paraná. Nesta competição, organizada anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Estado de Sergipe participa com uma delegação composta por 161 alunos atletas e 20 professores/treinadores.

 

Sob a chefia da professora Dorinha Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (Def/Seed), a Delegação Sergipana participou da abertura solene da primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2017, sendo representa por 11 alunos atletas de escolas das rede pública e particular de ensino, da capital e do interior sergipano.

 

Embora bastante eufóricos e apreensivos para o início das competições, a partir desta quarta-feira (13), os alunos atletas presentes no Ginásio do Círculo Militar silenciaram para assistir a primeira atração da noite: uma apresentação da companhia de ginástica rítmica, circo e dança Get Flex. Na sequência, devidamente uniformizados com as cores da bandeira do Estado, desfilaram os alunos atletas das delegações dos 25 estados e do Distrito Federal e das duas delegações curitibana e paranaense, anfitriãs dos Jogos.

 

"A sensação é de estar participando de uma olimpíada", resume Barbara Carolina dos Santos, aluna do Colégio Estadual Nelson Mandela, após ser a porta bandeira de Sergipe no desfile das delegações dos Jogos Escolares da Juventude. Em sua segunda participação nesta competição, ela afirma que tem chances reais de vitória e que vai suar para trazer uma medalha para o Estado.

 

Também representante sergipano na Cerimônia de Abertura da primeira etapa dos Jogos Escolares, Vitor Alvan, aluno do Colégio Bom Pastor ressalta que a sensação de representar o seu Estado em uma competição nacional lhe despertou uma emoção muito grande. "É um momento indescritível desfilar por Sergipe na maior competição estudantil do país. Aqui estamos em contato com garotos de outros estados, conhecemos novas pessoas e podemos demonstrar nosso melhor no esporte", disse.

 

Tocha Olímpica

 

A atleta de ginástica rítmica da delegação de Curitiba, Mariana Vitória Gonçalves Pinto, campeã sul-americana no individual geral em Guaiaquil, no Equador, em julho desse ano, teve a honra de fazer o juramento do atleta, e o juramento do árbitro foi realizado por Marcio Bodziak, que atuou como oficial técnico internacional na prova de salto com vara masculino nos Jogos Rio 2016, quando Thiago Braz conquistou a medalha de ouro.

 

Após os juramentos, o mascote do Time Brasil, Ginga, onça pintada que acompanha os atletas brasileiros em competições no Brasil e no mundo fez alegria do público jovem que tomou conta da arquibancada do Ginásio. E, para encerrar a abertura oficial, os Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude 2017, ex-atletas olímpicos, utilizando a Tocha Olímpica do Rio, fizeram um revezamento pelo Clube do Círculo Militar, que culminou com o acendimento da Pira dos Jogos pelas mãos do curitibano Emanoel Rego, multimedalhista olímpico do Vôlei de praia.

 

A cerimônia contou com a participação do secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 no judô, Rogério Sampaio; do prefeito de Curitiba, Rafael Greca; do diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; do secretário de Esporte de Curitiba, Marcello Richa; a secretária da Família e Desenvolvimento Social de Curitiba, Fernanda Richa; e da secretária de Educação de Curitiba, Maria da Silva Bacila.

 

 

Competição

 

As disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude (etapa 12 a 14 anos) terão início nesta quarta-feira (13), e seguem até a próxima sexta-feira (16), quando os alunos atletas competirão no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez.

 

Ao todo, serão nove dias de competição, incluídas as disputas das quatro modalidades coletivas, que serão disputadas entre os dias 17 e 21 de setembro.

Voltar à página anterior