Notícia do Portal

13/09/2017 16:53 (317 acessos)

Estudantes da Rede Estadual vencem concurso internacional de redação

Por Lívia Lessa


Os alunos da Escola Estadual Manoel Franco Freire, Sara Vitória dos Santos e Artur Bernado B. dos Santos, se destacaram no concurso internacional de redação do I believe in Education. A premiação, no valor de U$100, será nesta quinta-feira, 14, às 10h na unidade escolar e contará com a participação de representantes da instituição idealizadora do concurso.

 

O concurso premiou duas crianças americanas e três brasileiras, sendo duas sergipanas e uma de São Paulo. A estudante do 3° ano do Ensino Fundamental, Sara Vitória,  apresentou a redação intitulada "Amizade Encantada", já Artur Bernado, do 4° ano, se inscreveu no concurso com a produção "Letícia a Menina da Caverna". Neste ano os trabalhos foram selecionados e avaliados pela escritora Regina Drumond.

 

O diretor Marco Aurélio Silva Oliveira afirma que foi com imensa alegria que recebeu a notícia de que os alunos da rede pública tiveram notoriedade neste concurso. "Essa premiação é reflexo da atuação de toda a equipe diretiva e docente da escola. Por meio do trabalho que foi feito pela escola, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), mostra que através da educação é possível transformar para melhor a realidade dessas crianças", disse.

 

Divulgação do concurso em Sergipe


A jovem escritora e estudante do 2° ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Alice Vitória Rocha, comenta que junto com a sua mãe Isabel Rocha, quem também é professora da Escola Estadual Manoel Franco Freire, desenvolve o projeto intitulado "Um Sonho Possível", o qual realiza visitas às unidades escolares para promover atividades de incentivo e fomento à produção literária Infanto-juvenil. Foi por meio da atuação de Alice Vitória Rocha que houve na escola a divulgação do concurso de redação I believe in Education.

 

A escritora relembra que a parceria firmada com a I believe in Education aconteceu por meio dos contatos realizados com a representante da instituição, Viviana Ribeiro, que se interessou pelo trabalho de incentivo à leitura realizado por ela e pela professora Isabel Rocha. "Conheço a Viviana há quase dois anos, temos uma amizade e parceria via redes sociais. Nos comunicamos diariamente, trocamos ideias e sugestões sobre nossos projetos.  A parceria surgiu, porque acreditamos que a leitura e a educação são capazes de mudar o mundo", comenta.

 

Incentivo à leitura


De acordo com a estudante, a leitura é fundamental para o desenvolvimento humano. "Por meio do Projeto eu divulgo a leitura como diversão, não como obrigação, pois ela contribui para a formação de cidadãos, já que forma pessoas mais conscientes. Além de formar novos leitores, que futuramente farão a diferença. É uma alegria imensa termos duas crianças da escola pública premiadas e se destacando no cenário nacional e internacional", afirma Alice Vitória ao comentar que tanto o projeto, quanto o concurso do I believe in Education, são de fundamental importância para o incentivo à leitura e escrita entre crianças e adolescentes e colabora no surgimento e descoberta de novos talentos.

 

A professora Isabel Rocha destaca que o apoio dos familiares é fundamental. "Esta premiação só comprova que para que exista um maior número de leitores é necessário incentivar desde a infância", finaliza.

Voltar à página anterior