19/09/2017 11:44 (2790 acessos)

Secretário empossa novos diretores da DRE-1 e DRE-3

Por Ítalo Marcos

O Auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Seed, ficou lotado na manhã desta terça-feira, 19, quando o secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, deu posse aos novos diretores das Diretorias Regionais de Educação 1 e 3. O evento contou com as presenças do superintendente executivo da Seed, professor Everton Siqueira, do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, da chefe de Gabinete da Seed, Anne Alice Freitas Costa de Oliveira, além de diretores de DREs e servidores.

Para a DRE-1 foi convidado José Domingos Machado Soares, que substituirá José Welto Gama Santos. Já a DRE-3 recebe como nova diretora a professora Daniela Silva Santana, que substitui Soraya Tavares Góes Fonseca. O secretário Jorge Carvalho deu as boas-vindas e destacou os novos desafios que eles têm pela frente.

"São dois diretores que vêm para somar ao projeto da Seed. A professora Daniela vai dirigir a DRE-3 e tem a grande responsabilidade no aperfeiçoamento da requalificação do ensino médio e, principalmente, do ensino médio em tempo integral, que precisa ser implantado nas escolas do agreste sergipano. O professor Domingos vem dar prosseguimento ao excelente trabalho que o professor Welto já vinha realizando na DRE-1", disse.

Durante a solenidade de posse, Jorge Carvalho falou ainda sobre o ensino médio de tempo integral afirmando que atualmente esse é o principal programa da política estadual de educação. Ele explicou que até o início do ano passado, Sergipe tinha apenas três escolas estaduais funcionando regularmente neste modelo. Atualmente já são 17, e a meta é que até o final de 2018 haja 40 unidades de ensino.

"Estamos falando de uma escola diferente, capaz de fazer o acolhimento dos estudantes. Um modelo de ensino que faz com que os alunos passem a e viver em face do seu projeto de vida futura. Através dele, fazemos com que os jovens se descubram protagonistas, através de um conjunto de disciplinas e atividades nas quais eles vêm que são capazes de mudar o mundo", afirmou.

Novos desafios

Formado em História pela UFS, Domingos sempre estudou em escolas públicas, foi líder de movimento estudantil e vereador em Estância por quatro mandatos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta essencial para a vida e disse estar assumindo um grande desafio.

"Estamos muito à vontade para continuar a luta por uma escola pública democrática de qualidade. Vamos trabalhar bastante para honrar esse convite do governador Jackson Barreto e do secretário Jorge Carvalho, lutando por uma educação que enfrente o preconceito, a discriminação e que seja libertadora, que promova a vida, a cidadania e a dignidade humana", afirmou.

A professora Daniela Silva Santana é graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes. Iniciou sua trajetória no Colégio Estadual Eduardo Silveira, e ao longo dos anos foi professora, coordenadora pedagógica da DRE-3 e diretora da Escola Estadual Deputado Djalma Lobo, onde conquistou o terceiro lugar no Prêmio Gestão 2015.

Bastante emocionada, ela disse também que irá honrar o convite. "Sei que será um grande desafio. Essa é uma tarefa de extrema responsabilidade, administrar essa Diretoria Regional que possui 40 escolas no agreste sergipano, mas acredito que minha experiência como gestora escolar me dará suporte para superar as dificuldades e fazer o melhor pela Educação", declarou.

O professor José Welto Gama, agora ex-diretor da DRE-1, esteve presente na posse e deu as boas-vindas aos novos gestores e disse estar muito agradecido pelo tempo que passou na diretoria. "No momento em que entregamos uma função, o ponto alto é a gratidão.

Agradeço ao governador e ao secretário por acreditarem e confiarem em meu trabalho. Sinto-me honrado pelo período que passei à frente da DRE-1 e por participar do momento da implantação do ensino médio em tempo integral", afirmou.