06/12/2017 10:48 (167 acessos)

Seed e Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação apresentarão resultados de projeto durante evento em Neópolis

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), realizará no próximo sábado, 9, no Colégio Estadual Caldas Júnior, em Neópolis, o evento para apresentar os principais resultados do Projeto Somos. Participarão da iniciativa, os professores dos anos iniciais do 1º ao 3° ano das escolas estaduais dos 14 municípios do Baixo do São Francisco e de Santa Luzia do Itanhy, que integram o projeto.

Na oportunidade, os docentes que integram a iniciativa irão compartilhar as experiências. Além disso, serão expostos os resultados das unidades escolares que utilizam a integração do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), da Seed, com os sistemas Tecnologia de Apoio à Gestão (TAG) e plataforma Synapse, desenvolvidos pelo Instituto.

No encontro serão entregues kit compostos por recurso lúdico para apoio aos professores na sala de aula, na aplicação da metodologia Synapse, por exemplo: TV a manivela; baralho com letras, palavras e números; entre outros objetos pedagógicos.

Projeto Somos

Desenvolvido pelo IPTI, em parceria Seed, o Projeto Somos promove melhorias para os alunos do ensino fundamental dos municípios da região do Baixo São Francisco e de Santa Luzia do Itanhy, através da utilização da tecnologia.

"A parceria visa implantar junto com escolas e professores da rede estadual e das redes municipais destes 14 municípios um programa de melhoria do ensino e aprendizado de português e matemática para os anos iniciais, ou seja, ciclo de alfabetização, a partir de tecnologias sociais desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo IPTI e professoras de Santa Luzia do Itanhy, ao longo dos últimos anos", explica o pesquisador associado e cofundador do IPTI, Saulo Barretto.

Parceria

Ainda de acordo com o estudioso, a estreita parceria e colaboração entre IPTI, Seed, escolas e professores rende resultados exitosos. "Além dos recursos pedagógicos do Synapse, do uso do sistema de gestão escolar TAG a parceria também inclui o desenvolvimento de duas novas tecnologias sociais que enfrentar problemas que afetam a qualidade da educação, no caso a melhoria da relação família-escola e a melhoria na gestão escolar", finaliza.