Notícia do Portal

15/12/2017 15:32 (370 acessos)

Estudantes da rede estadual são premiados no Concurso de Redação do Tribunal Regional do Trabalho

Alunos do ensino médio da rede pública estadual foram premiados na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região, localizado em Aracaju. Os jovens participaram do Concurso de Redação que fez parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e das comemorações dos 25 anos do TRT. O primeiro colocado foi John Lennon Santos Valença, estudante do Colégio Estadual Maria Rosa de Oliveira, de Tobias Barreto, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), já o segundo lugar foi da jovem Sabryna Tacyla Feitosa, do Colégio Estadual Emiliano Guimarães, em Malhada dos Bois, na DRE 6. O terceiro lugar ficou com o estudante José Israel Cavalcanti Santos, do Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rolemberg Leite, da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

 

Participaram da iniciativa 49 escolas e 134 redações com o tema " A importância do Combate ao Trabalho Infantil para a Sociedade Brasileira". O primeiro colocado ganhou um notebook, e o segunda e terceiro colocados receberam um smartphone. Os professores que orientaram as produções também foram premiados.

 

Na cerimônia de premiação a diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice, representou o secretário de educação, Jorge Carvalho. Ela explicou que os estudantes de todas as DREs participaram da atividade. "Esses concursos de redação é o momento que permite uma maior valorização do trabalho dos nossos alunos. O jovem precisa deste reconhecimento, parabenizo o TRT por ter promovido esta iniciativa", elogiou. "Escrita e leitura é algo desafiador e um concurso de redação vem mostrar que esta prática é importante e que há a valorização de quem sabe escrever bem", complementou.

 

Para Ludimila Dinelli, assessora jurídica do TRT e uma das organizadoras do concurso em Sergipe, todos os alunos que participaram do concurso estão de parabéns. "Essa iniciativa é de extrema importância, pois estimula a produção dos jovens da rede pública estadual. É válido mencionar que foi muito difícil selecionar os conteúdos que conquistaram os primeiros lugares por conta do elevado nível das redações", declarou.

 

O diretor da DRE 2, Marcelo Eduardo Nunes de Mesquita, ressaltou que o Governo de Sergipe, por meio das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), vem somando esforços para melhorar a qualidade do ensino público. "É gratificante receber a notícia que um aluno da DRE 2 obteve um resultado tão significativo. O apoio do secretário Jorge Carvalho é primordial no que se refere aos avanços no cenário educacional sergipano", comentou.

 

Emoção e comemoração

 

Todos os alunos premiados receberam uma placa e comemoraram juntos com os familiares. O primeiro colocado reconheceu que o apoio dos pais e professores foi essencial. "Fiquei muito feliz com a notícia que a minha redação foi premiada. Participei do concurso com o propósito de desenvolver mais as minhas habilidades no que tange a produção escrita, mas conforme fui pesquisando sobre o tema, me apaixonei cada vez mais. É necessário que haja discussões e reflexões sobre a problemática do trabalho infantil", disse.

 

A segunda colocada, Sabryna Tacyla Feitosa, também afirmou que o incentivo dos pais e professores foram de extrema importância. "É imensa a minha alegria, pretendo continuar neste caminho de busca do conhecimento. Além disso, confirmei que é possível lutar para conquistar todos os meus sonhos e objetivos", anunciou.

 

José Israel Cavalcanti Santos, o terceiro colocado, não poupou elogios ao comentar a respeito da atuação dos professores do Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rolemberg Leite. "Na rede pública estadual contamos com o trabalho de educadores altamente preparados. Estou lisonjeado com esta premiação e o apoio e incentivo da professora de redação foi fundamental, antes eu não gostava tanto de redação e hoje reconheço a importância da produção escrita", finalizou. 

Voltar à página anterior