Notícia do Portal

08/02/2018 09:42 (804 acessos)

Alunos do Colégio Estadual Milton Dortas participam da II Semana de Arte, Cultura, Ciência e Desporto

Música, dança, teatro, manifestações culturais, apresentação de pesquisas científicas e atividades esportivas marcaram a II Semana de Arte, Cultura, Ciência e Desporto do Colégio Estadual Milton Dortas, localizado em Simão Dias, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2). O evento aconteceu no período de 1° a 7 de fevereiro e contou com a participação de 1290 alunos.

 

A diretora da unidade escolar, Daniela Santos, explicou que o evento foi criado pela equipe diretiva e professores. "A iniciativa tem como objetivo desenvolver nos alunos competências e habilidades variadas que envolvam arte, cultura, prática esportiva e a ciência atrelada a tecnologia assim, despertando nos estudantes a curiosidade sobre os métodos científicos", comentou.

 

Ainda segundo a educadora, a iniciativa permite que os jovens mostrem os diversos talentos na área da pesquisa de campo, artes cênicas, dança e desporto. "A II Semana de Arte, Cultura, Ciência e Desporto é uma ação importante porque é uma atividade multidisciplinar. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver e explorar as aptidões nas diversas áreas do conhecimento", disse.

 

II Semana de Arte, Cultura, Ciência e Desporto

 

Esse ano o evento trouxe como temas: sustentabilidade; empreendedorismo e tecnologia. "As turmas a partir das discussões em aulas teóricas e práticas tiveram a oportunidade de trocar experiências e demonstrar seus talentos", complementou Daniela Santos, ao informar que durante os cinco dias do evento a comunidade, pais e familiares estiveram presentes para acompanhar os desempenho dos alunos.

 

A disciplina Práticas integradoras do Ensino Médio Inovador apresentou a culminância do trabalho desenvolvido durante o ano letivo com ênfase nas práticas experimentais. Integrando as atividades do evento, as professoras Carla Dayane de Andrade e Valdenusia desenvolveram junto com os alunos experimentos a partir de material reciclado.

 

No contexto cultural representando a disciplina Arte cênica, a Professora Virginia Lane orientou seus alunos a apresentar uma performance das obras de Frida Kahlo.

 

O evento também contou com uma mostra experimental de jogos matemáticos e desafios utilizados pelos alunos como ferramenta para o ensino da disciplina. "Em cumprimento com a lei 910.639/03 que trata sobre o ensino da história e cultura africana e afro brasileira foi desenvolvido na disciplina de arte cênica projeto onde os alunos entraram em contato com a trajetória afro descendente por meio de sua religiosidade", comentou Daniela Santos.

 

Já a turma do terceiro ano D, fez uma simulação de uma cooperativa de reciclagem com o intuito de mostrar o processo de reciclagem como um mecanismo de empreendedorismo. Assim, promovendo uma discussão sobre mercado de matérias primas e geração de renda a partir da sustentabilidade.

 

"Em meio a semana de arte, cultura e ciência também foi realizado os jogos internos com competições entre as 32 turmas que compreende o ensino médio nas modalidades de xadrez, badminton, futsal feminino e masculino, queimado e voleibol", afirmou a diretora.

 

O Colégio Estadual Milton Dortas em parceria com o Espaço Cuidar realizou atendimento ao público para tirar primeira e segunda via de RG. Segundo a diretora, o alunos  acompanhados pelos professores Lucivaldo Nascimento e Patrícia Almeida realizaram exames de glicemia.

 

"Outro destaque da II Semana de Arte, Cultura, Ciência e Desporto  foi a elaboração - por parte dos alunos do primeiro ano - de uma empresa júnior de venda de açaí no copo. Para isso, nas últimas três semana os estudantes criaram estratégias de marketing e vendas para os alunos do próprio colégio demonstrando seus conhecimentos em relação ao empreendedorismo. Essa atividade contou com a orientação dos professores Jonas e Marcelo Sales", finalizou Daniela Santos. 

 

Voltar à página anterior