Notícia do Portal

08/02/2018 12:37 (735 acessos)

Dia D da Matemática transforma pátio em ambiente de pesquisa na Escola Estadual Rodrigues Dórea

Pedagogos, professores de Matemática e alunos da Escola Estadual Rodrigues Dórea transformaram o pátio desta unidade escolar num campo de pesquisa, cálculos, formas e números, com o intuito de realizar uma das atividades do Projeto dia D da Matemática. O objetivo da atividade foi tonar mais acessível a disciplinar e quebrar o tabu de que a Matemática é difícil de se compreender. O evento ocorreu no dia 2 de fevereiro com a liderança da professora Verilene Carvalho Araújo.

 

Ao longo de 4 meses os alunos entrevistaram a comunidade escolar coletando informações sobre temas de seus interesses (gosto musical, gênero de filme e matéria predileta) para construção de gráficos estatísticos. Outro grupo de aluno construiu materiais manipuláveis (trilhas, roletas e jogos de tabuleiro), que abordavam assuntos nos campos da Aritmética, Álgebra e Geometria, instigando a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico dos envolvidos.

 

Para o gestor da unidade escolar, o professor Daniel Santos de Sá, esse tipo de projeto é fundamental para que os discentes possam olhar para a matemática de outra forma. "Durante muito tempo essa disciplina foi um verdadeiro bicho papão para a maioria dos alunos, por conta, muitas vezes, da metodologia adotada em sala de aula. Esse projeto vem mostrar que é possível aprender a matemática de forma lúdica e criativa", explicou.

Voltar à página anterior