09/02/2018 12:08 (819 acessos)

Escolas da rede estadual promovem festividades carnavalescas

Por Lívia Lessa

Animação, música, sociabilização e muito aprendizado estiveram presentes nas comemorações carnavalescas realizadas na manhã desta sexta-feira, 9, nas unidades escolares da rede pública estadual. Os alunos da Escola Estadual Frei Inocêncio, localizado em Nossa Senhora do Socorro, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 8 (DRE8), e do Centro de Excelência Prof. Maria das Graças Azevedo Melo, escola circunscrita à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), que oferece o Ensino Médio em Tempo Integral, foram vestidos à caráter com fantasias coloridas, cantaram e dançaram ao som das tradicionais marchinhas.

As atividades contaram com o envolvimento dos professores, estudantes e equipe diretiva. Nas duas unidades escolares as ações tinham como propósito pedagógico fazer com que os jovens compreendessem os aspectos históricos e culturais relacionados às comemorações carnavalescas.

No Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima, também circunscrito à Diretoria de Educação de Aracaju, o tom das marchinhas e do frevo fez parte da programação do CarnaAlceu, numa mistura de ritmos.

Centro de Excelência Prof. Maria das Graças Azevedo Melo

No Centro de Excelência Prof. Maria das Graças Melo os estudantes participaram do carnaval social. De acordo com a diretora, Jussara Maria Melo, a atividade é uma maneira de promover a aproximação entre a escola e a comunidade do Coqueiral.

"Trata-se de um trabalho de conscientização com os alunos e moradores, todos somando esforços para promover a conservação e limpeza do espaço escolar. Os jovens produziram cartazes que foram exibidos durante a passeata de dois quilômetros no bairro", disse, ao agradecer o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e dos integrantes do grêmio estudantil.

Reforçando o que foi exposto pela diretora, o responsável pela associação dos moradores, José Carlos dos Santos, comentou que existe uma parceria entre a comunidade e escola. "Essa união é imprescindível para promover os avanços significativos no cenário educacional. Fui aluno desta escola e a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral foi um passo importante oferecendo aos moradores do bairro Coqueiral um ensino de qualidade. Dessa maneira, cada vez mais os jovens se envolvem em ações de conscientização e projetos pedagógicos como o carnaval social", ressaltou.

A alegria e animação contagiava todos os estudantes. Para Sandrielle Gleyce Conceição da Silva, aluna da 1ª série, a atividade promoveu a sociabilização. "Aprendi a importância do trabalho em equipe", afirmou.

O jovem Ruan dos Santos Melo, da 1ª série, disse que o apoio dos professores foi essencial para o sucesso do evento. "Essa ação incentiva o protagonismo juvenil e como passamos mais tempo na escola que em casa é necessária essa conscientização que devemos cuidar deste espaço", declarou.

Escola Estadual Frei Inocêncio

A Escola Estadual Frei Inocêncio realizou o Frei Folia, que contou com muita diversão e brincadeiras. A coordenadora Janelma Farias dos Santos afirmou que a comemoração é mais uma maneira dos alunos aprenderem de forma leve. "A iniciativa é importante para que os jovens aprendam mais sobre a cultura sergipana e os aspectos culturais que envolvem as comemorações carnavalescas", frisou.

O estudante do 8° ano, Thiago de Souza Oliveira, elogiou a organização. "Essa é uma maneira de todos nós comemorarmos o carnaval em um local seguro e ainda aprendemos mais acerca da origem da festa", afirmou. O jovem Italo Matheus Pereira, 8° ano, comentou que a atuação dos professores foi algo admirável. "Estou gostando muito é um momento de muita descontração e harmonia", finalizou.