Notícia do Portal

13/03/2018 10:34 (617 acessos)

Secretaria de Estado da Educação realiza palestra sobre criatividade

Por Lívia Lessa

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi), realizará, no próximo dia 23, das 9h às 11h, a palestra intitulada "Criatividade na Educação: novos tempos, novas atitudes", com o professor e especialista em gestão da criatividade e em gestão estratégica e qualidade, Mário Jorge Oliveira Silva. O evento acontecerá no Auditório Professora Hermínia Caldas, localizado no Complexo Administrativo e Pedagógico, na capital sergipana. Para participar do encontro não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local. 

 

Segundo Mário Jorge Oliveira Silva, a iniciativa tem como o objetivo ajudar professores, gestores e técnicos a perceberem e estimularem o pensamento pautado em práticas criativas para que, dessa maneira, transformem o espaço escolar.

 

"A ideia é fazer com que os educadores reflitam sobre a suas práticas e percebam que não é tão difícil inovar em sala de aula. É necessário pensar na educação numa perspectiva mais atuante fazendo com que o aluno se torne protagonista", ressalta Mário Jorge Oliveira Silva.

 

Ainda conforme salienta o especialista, durante a palestra haverá a apresentação do Programa Escola que Criam e das principais temáticas.  "As práticas criativas favorecem o processo de ensino e aprendizagem e colaboram para que a escola seja um espaço de produção cultural e acadêmica", enfatiza.

 

A diretora do Nupi, Clara Luiza Macedo, destaca que a palestra atende a um dos eixos do núcleo. "Uma das ações do Nupi é promover a formação continuada dos professores e uma palestra como esta - com um profissional altamente preparado - só demonstra o comprometimento da Seed em fomentar iniciativas que possam refletir na melhoria da qualidade do ensino público", disse ao explicar que o departamento promove também a mediação e produção cultural. 

 

Trajetória do palestrante 

 

O educador Mário Jorge Oliveira Silva possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-graduação em Gestão da Criatividade e em Gestão Estratégica e Qualidade. Foi secretário municipal de educação da cidade de São Cristóvão, no período de 2013 a 2016. No momento atua com técnico do Nupi. No seu currículo há registro de uma vasta experiência na área de Educação, com ênfase em treinamento de professores e gestores, trabalhando principalmente nos seguintes temas: educação, criatividade, segurança no trânsito, prática docente e formação. 

 

 

Voltar à página anterior