Notícia do Portal

12/04/2018 10:00 (3314 acessos)

Governo de Sergipe realiza o 19º Encontro Estadual de Educação Física

 

Discutir a formação inicial de professores diante da normatização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental e analisar a proposta de ensino médio em tempo integral do Governo do Estado, no âmbito da disciplina Educação Física, são alguns dos objetivos do XIX Encontro Estadual de Educação Física, que será realizado pelo Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (Def/Seed), no período de 13 a 14 e 27 a 29 de abril.

 

Professores e acadêmicos de Educação Física, interessados em participar do evento, poderão realizar suas inscrições a partir da próxima quarta-feira, dia 28. As vagas serão limitadas às 300 primeiras inscrições, que deverão ser feitas, exclusivamente, de forma online, neste link, até o próximo dia 5 de abril.

Em sua 19ª edição, o Encontro traz como tema "Educação Física no Currículo da Escola de Tempo Integral: reflexões sobre a BNCC" e, em sua conferência de abertura, a ser realizada no dia 13 de abril, no auditório da Universidade Tiradentes (Campus Farolândia), contará com uma palestra do professor Doutor Mauro Betti (Universidade Estadual Paulista), que abordará o tema principal do seminário.

 

Também convidado a participar do evento, o professor Doutor Fernando Jaime González (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) integrará a programação do XIX Encontro Estadual de Educação Física e proferirá a segunda conferência, no dia 14 de abril, que discutirá a temática da formação docente e do currículo da Educação Física.

 

"Ao realizarmos mais uma edição do Encontro Estadual de Educação Física objetivamos promover não apenas uma atualização em Metodologia de Projetos, mas também orientar os docentes sobre a importância da participação na redação e efetivação do Projeto Político Pedagógico das escolas e ainda promover discussões sobre a disciplina com foco no componente curricular e nos projetos de área e projetos esportivos", destaca a diretora do Departamento de Educação Física da Seed, professora Maria Auxiliadora Pires.

 

A programação completa do XIX Encontro Estadual de Educação Física pode ser conferida na página eletrônica da Seed (seed.se.gov.br). Os participantes receberão certificados com 40h de carga horária, desde que tenham frequência mínima de 80%.

 

Mauro Betti

 

Possui graduação em Licenciatura e Mestrado em Educação Física pela USP, Doutorado em Educação pela UNICAMP, Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente.

Lidera o Grupo de Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagógicos da Educação Física (CNPq) e atua nos seguintes temas: Educação Física escolar, concepções teórico-metodológicas no ensino da Educação Física, inovação curricular, mídias, saberes da Educação Física, experiências formativo-educacionais no esporte e metodologia das pesquisas qualitativas.

 

Mauro Betti é ainda autor dos livros: Educação Física e Sociedade, A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física, e Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação, além de inúmeros artigos em periódicos especializados.

 

Fernando Jaime González

 

Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010).

 

Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente se desempenha como vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão e professor permanente do PPG em Educação nas Ciências. É professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Pesquisa nas áreas de Educação Física Escolar, Educação e Tecnologias, e Sociologia das Práticas Corporais.

 

Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2010, 2014) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nos da Editorial Edelbra (2012).

 

No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado sobre as Bases Sociais das Práticas Corporais. Participou da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação e é diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

 

 

Voltar à página anterior