16/04/2018 11:45 (234 acessos)

Seed realiza primeira etapa dos Ciclos Formativos de EJA na DRE-3

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), realizou na última sexta-feira, 13, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE-3) a primeira etapa dos Ciclos Formativos de Educação de Jovens e Adultos. A ação teve como objetivo fortalecer a proposta política dessa modalidade junto aos gestores e educadores das unidades escolares da rede estadual, comprometidos com as atividades das salas de aula e com a construção dos projetos pedagógicos do ensino fundamental e do ensino médio.

O evento foi aberto pela gestora da DRE-3, Daniela Silva Santana, que enfatizou a importância da EJA enquanto modalidade de ensino que reinsere o aluno na comunidade escolar e na sociedade. O coordenador da EJA da DRE-3, João Tavares, também destacou a importância dos envolvidos na modalidade realizar um planejamento focado na Pedagogia de Projetos. Já a coordenadora pedagógica do SEJA/DED, Inês Cerqueira, apontou que os Ciclos Formativos da EJA são essenciais para a renovação e inserção de novas metodologias e concepções educacionais para a prática pedagógica do professor em sala de aula, no que diz respeito ao público de EJA.

Atividades

Durante a primeira etapa dos Ciclos Formativos, a professora Izabel Cristina Santos Silva ministrou a palestra intitulada "Educação de Jovens e Adultos: Conhecer para Acolher". Nas suas abordagens, a professora contextualizou temáticas referentes a Legislação da EJA no Brasil e no mundo, bem como as diretrizes pedagógicas dessa modalidade de ensino. "A escola representa a oportunidade de muitos jovens e adultos sergipanos, no sentido de reconstruir seus sonhos, suas metas. É um espaço de saberes e construção do conhecimento", declarou.

A chefe do SEJA, Aldjane Moura Costa, também esteve presente e destacou a importância dos Ciclos Formativos para a reconstrução do Fórum de EJA de Sergipe (FEJASE). "Será formada uma comissão com representantes de EJA de todo o Estado que sustentarão as discussões e decisões coletivas e locais, mas que estarão inseridas num panorama nacional", explicou.

Para a professora Inês Monteiro, coordenadora pedagógica da EJA, os professores se envolveram nas atividades com total dedicação e empenho. "São enriquecedoras atividades como esta, pois permite que nossos alunos sejam os protagonistas no contexto educacional sergipano", comentou.

O evento foi encerrado com as abordagens da professora e técnica do SEJA, Juliana Souto Santos, que falou sobre o tema "Contribuições para a Construção dos Saberes Escolares na EJA". Sua participação confirmou a relevância dos projetos de intervenções pedagógica voltados para as temáticas transversais como forma de minimizar e enfrentar questões cruciais que perpassam o cotidiano escolar, como o enfrentamento à violência, o respeito às diversidades, a acessibilidade, a inclusão social, entre outras.

Ciclos Formativos

Durante todo o mês de abril, a equipe do SEJA/DED estará realizando os Ciclos Formativos da EJA em todas as Diretorias Regionais de Educação e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), ocasiões em que os professores serão subsidiados na elaboração de trabalhos interdisciplinares numa proposta de construção coletiva junto à comunidade escolar.

No mês de maio acontecerá o Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, com o tema "Políticas Públicas para a EJA em Sergipe: Responsabilidades Compartilhadas".