Notícia do Portal

16/05/2018 10:52 (159 acessos)

Período de inscrições para o Enem 2018 encerra nesta sexta, dia 18

Alunos matriculados na última série do ensino médio em escolas públicas têm gratuidade automática ao se inscreverem no exame. Isentos ou não, todos os candidatos ao Exame têm que realizar a inscrição

 

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 têm até 23h59 desta sexta-feira, 18, para efetuar inscrição. Coordenador da aplicação das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que todos os pagantes retornem à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição. 

 

Ao final do processo, o participante verá a mensagem "Inscrição concluída com sucesso" ou a mensagem "Inscrição aguardando o pagamento da GRU", juntamente com a imagem da Guia de Recolhimento da União (GRU), ou seja, um boleto do Banco do Brasil.

 

A frase "Inscrição concluída com sucesso", escrita em verde, aparece para todos os participantes que estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018. Este ano, está nessa situação o participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição aprovada; concluinte do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que se ausentou em 2017 e teve justificativa de ausência reprovada; concluinte do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que não solicitou isenção.

 

Escrita em vermelho, a frase "Inscrição aguardando o pagamento da GRU", juntamente com um boleto do Banco do Brasil, aparece para todos os participantes que precisam pagar a taxa de inscrição do Enem 2018, no valor de R$ 82, até 23 de maio, por não se enquadrarem nos critérios de isenção. Estão nessa situação os participantes com solicitação de isenção da taxa de inscrição reprovada e demais participantes no primeiro acesso ao sistema.

 

De acordo com a coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seed, Joniely Cheyenne, os alunos da rede pública que já solicitaram a isenção terão que fazer a inscrição. "É importante dizer que na hora da inscrição, os alunos da rede estadual precisam assinalar que são concluintes do ensino médio em 2018, para que não se encaixem no padrão dos alunos treineiros, aqueles que fazem o Enem por experiência", disse.

 

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano os que têm direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado.

 

Correção na inscrição

 

Outra novidade é que, até o dia 18 de maio, se o aluno notar que precisa fazer alguma correção em sua inscrição, pode fazer a atualização de dados, como trocar o município de provas, mudar a opção da língua estrangeira, alterar atendimento especializado, entre outras.

 

Quem solicitar atendimento especializado precisa enviar a cópia de um laudo que comprove o pedido da necessidade, para que tenha garantido o seu atendimento.

 

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 4 de novembro (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias), e dia 11 de novembro (Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).

 

Inscrições

 

Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante.

Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

 

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame.

 

Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação

 

 

 

Voltar à página anterior