16/05/2018 11:58 (478 acessos)

Inep e Governo de Sergipe realizam encontro regional de treinamentos do Censo Escolar 2018 em Aracaju

Nos próximos dias 22 e 23 de maio, a capital sergipana sedia o encontro da região Nordeste dos Treinamentos Regionais do Censo Escolar 2018. O evento conta com parceira técnica da Seed, órgão responsável pela Coordenação Estadual desse processo censitário

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realiza nos dias 22 e 23 de maio, às 9h, no hotel Quality, em Aracaju, a etapa Nordeste do Treinamento Regional do Censo Escolar 2018.

O evento objetiva capacitar os técnicos responsáveis pelas atividades de coordenação do processo censitário no âmbito das secretarias de educação estaduais e municipais, e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Em Sergipe, o Censo Escolar é realizado pelo Inep, em regime de colaboração com o Serviço de Informações Estatísticas da Assessoria de Planejamento da Seed (Sine/Asplan) e com as secretarias municipais de educação e escolas da rede privada.

De acordo com a coordenadora estadual do Censo Escolar 2018 e do Sine/Asplan, Jucileide Aragão, ao longo dos dois de treinamentos, técnicos do Inep capacitarão os coordenadores estaduais dos estados do Nordeste quanto a temas como formas de preenchimento do Censo Escolar (Online e Migração) e controle da qualidade das informações.

"Esse treinamento é uma formação que o Inep oferece às coordenações estaduais do Censo Escolar, nas quais são ministradas informações sobre o processo censitário, como relatórios do sistema, cadastro de aluno e de profissional escolar, módulo de confirmação de matrícula, e outros tópicos", explica.

Cronograma 2018

O período para coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar 2018 irá de 30 de maio a 31 de julho. Essa etapa é de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pela escola, e dos gestores das redes de ensino. O cronograma, com as datas e prazos de cada fase do levantamento estatístico, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 14 de abril.

Após a divulgação dos dados preliminares, no Diário Oficial da União (DOU), o sistema Educacenso será reaberto por mais 30 dias para conferência e correção das informações prestadas. A previsão é que esse período ocorra durante o mês de setembro. Após essa fase, há momentos específicos para verificação dos dados pelos gestores das redes municipais e estaduais de ensino, além do período exclusivo para confirmação de matrículas duplicadas pelas escolas.

Em 14 de dezembro, o Inep encaminhará os dados resultantes das correções e verificações do Censo Escolar 2018 ao Ministério da Educação para publicação final no DOU. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados ficou marcada para 31 de janeiro de 2019.

Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio sistema Educacenso, pelo Consulta Matrícula, pelo Data Escola Brasil, pelas Sinopses Estatísticas, pelos Microdados ou pelo Inepdata.  Por meio dos microdados, disponibilizados em mídia eletrônica, os usuários têm acesso a todo o acervo de dados coletados, com exceção dos dados individuais dos alunos e profissionais escolares e dos dados de endereço das escolas.

Dessa forma, é possível ter acesso aos dados primários e reproduzir todos os indicadores calculados pelo lnep, configurando-se, assim, em uma forma abrangente e transparente de disseminação. Para visualizar os dados preliminares e finais do Censo Escolar, divulgados no Diários Oficial da União (DOU), assim como os Resumos Técnicos, acesse o menu Resultados e Resumos.

Censo Escolar

Realizado anualmente, o Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados. Toda a legislação relativa ao Censo Escolar está disponível para consulta no portal do Inep.

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); Educação especial - modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

O Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

As matrículas e dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Inep.