07/11/2018 12:20 (278 acessos)

Secretário de Estado da Educação dialoga com comunidade escolar do Colégio Estadual Professor Francisco Rosa

Nesta quarta-feira, 7, o secretário de Estado da Educação (Seed), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, visitou o Colégio Estadual Francisco Rosa, localizado no Bairro Bugio, zona norte de Aracaju, para dialogar com a comunidade escolar sobre melhorias na instituição. Nos últimos meses, a unidade recebeu mais de R$ 100 mil em investimentos na área de infraestrutura, além de substituição de equipamentos de cozinha e aquisição de novos ventiladores.

De acordo com o secretário da Seed, professor Josué Modesto, é necessário que se tenha esse canal de comunicação para que a Secretaria acompanhe de perto as necessidades de cada comunidade.

"A gente vem com o objetivo de ouvir. É sempre bom ter esse diálogo aberto para tentar resolver as demandas de cada escola na medida do possível. O Francisco Rosa é um exemplo de organização e participação efetiva dos alunos no seu crescimento", parabeniza o secretário.

O diretor do Colégio, professor Rubens Freire dos Anjos, agradece o empenho do governo e destaca o protagonismo dos alunos que reivindicam melhorias para a comunidade.

"Ficamos felizes com a visita do secretário. É esse tipo de contato que precisamos manter para que a escola pública possa avançar. Nossos estudantes têm um papel extremamente relevante nos benefícios que tivemos. Eles cobram, e a gente recorre à Secretaria, que prontamente se dispõe a dialogar", ressalta.

Acompanhando o secretário, a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Eliane Passos, também parabenizou a organização da unidade e ressalta a relevância da escola para a comunidade do Bugio.

"O Francisco Rosa é muito atuante nas reivindicações. A vinda do secretário engradece nosso compromisso em ouvir e buscar resolver as demandas. O bairro também ganha com os investimentos na unidade. Tivemos uma ótima aceitação em relação ao ensino médio integral e criou-se uma boa expectativa sobre a qualidade do ensino nessa modalidade", disse.

Investimentos

A unidade adquiriu 20 novos ventiladores, que já foram instalados; recebeu reparos no telhado, revisão na parte elétrica e cobertura da quadra poliesportiva, substituição de 200 lâmpadas de LED, além da aquisição de novos equipamentos para cozinha como geladeira, freezer e fogão industrial.

O diretor do Departamento de Engenharia da Seed, Valdir Pinto Santos, relata que várias escolas estão recebendo investimentos semelhantes, e que o objetivo é atender às solicitações pontuais. "O Departamento vem trabalhando para cumprir todas as demandas, no Francisco Rosa. Até o momento, foram mais de R$ 100 mil em investimentos. Por fazer parte das escolas que oferecem o ensino médio integral, já estamos elaborando o projeto de reforma e adequação dentro das normas do Ministério da Educação (MEC)", informa.

Robótica

Referência nos projetos de robótica e impressão 3D, a unidade de ensino vem expandindo essas ações para outras escolas com a Oficina de Robótica Maker. O projeto, que é bastante premiado e já revelou muitos talentos, foi contemplado pela Embaixada dos EUA com o valor de R$ 13 mil para a compra de quatro impressoras 3D, kits de robótica e filamentos para impressora.