Notícia do Portal

06/12/2018 12:34 (142 acessos)

Dezembro Vermelho: Programa de Saúde na Escola intensifica atividades de promoção à saúde

Por Lívia Lessa

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), em alusão ao Dezembro Vermelho, intensifica nas unidades escolares as palestras e atividades de prevenção, promoção e atenção à saúde, incluindo as palestras com o tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis” (IST, HIV/Aids).

 

Os alunos do 9° ano da Escola Estadual Dr. Evandro Mendes, em Lagarto, participaram nesta quarta-feira, 5, de uma Oficina de Mobilização Nacional de Adolescentes e Jovens para a Prevenção às ISTs. Já os estudantes do Colégio Estadual 24 de Outubro, no sábado, dia 1°, recebeu a visita do médico e sanitarista Almir Santana, que comentou acerca das formas de contágio das ISTs, tratamentos, orientações, preconceito e discriminação.

 

Palestras, discussões e atividades recreativas marcaram as iniciativas. A coordenadora do PSE, Márcia Furlan de Almeida, informa que o principal objetivo dessas ações é promover a   multiplicação dos saberes voltados para tal temática. Além disso, são realizadas oficinas temáticas, a exemplo da mobilização nacional de jovens para o teste do HIV/Aids.

 

“A importância dessas iniciativas é a prevenção, por meio da orientação através das práticas escolares com o objetivo de reduzir os índices relacionados à temática. Com isso, espera-se a adoção de atitudes que diminuam a vulnerabilidade da comunidade escolar”, destaca Márcia Furlan de Almeida.

 

Ainda conforme anuncia a coordenadora, as escolas possuem autonomia para desenvolverem ações relacionadas ao PSE ao longo do ano letivo, tendo sempre como referência necessidades específicas da comunidade na qual está inserida, seguindo também orientações da equipe intersetorial do programa.

 

Dezembro vermelho

 

No ano passado, batizado como dezembro vermelho, teve início uma ação com objetivo de promover uma grande mobilização sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras ISTs. A iniciativa tem como intuito chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

Voltar à página anterior