Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Escolas públicas de Lagarto receberão R$1,3 milhão do BNDES em investimentos de tecnologia

Por Ítalo Marcos
- 15/02/2019 12:21:00
554 acessos imprimir

Reunião realizada nesta sexta-feira, 15, promoveu o alinhamento de ações para implantação do projeto

Uma reunião técnica entre o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto,representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15, na sede da Seduc. O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações para a implantação do projeto Educação Conectada em escolas estaduais e municipais de Lagarto.

O município foi um dos contemplados pela chamada pública do BNDES e do Ministério da Educação (MEC): Educação Conectada - Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação. Através desta chamada, estão previstos para serem investidos o recurso da ordem de R$1,3 milhão para a restruturação das unidades escolares e o uso de ferramentas tecnológicas, visando a melhoria da aprendizagem. Ao todo serão contempladas 16 unidades de ensino, entre estaduais e municipais; 6.139 alunos e 329 professores.

“A tecnologia é uma grande aliada da educação. Através desse projeto, as ferramentas tecnológicas digitais irão dinamizar as aulas, deixando-as mais atrativas e facilitando os processos de ensino e aprendizagem”, afirmou o secretário.

A Chamada Pública foi realizada em abril de 2018, e de lá para cá, já foram concluídas algumas fases preparatórias.

A diretora do Departamento de Educação (DED), da Seduc, Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, destaca que os próximos passos irão ser realizados nas tratativas com os diretores das escolas, coordenadores de ensino, Diretoria Regional de Educação, para fortalecer o projeto. “O grande objetivo é a utilização da tecnologia em benefício da melhoria da aprendizagem”, disse

Tecnologia a favor da educação

O projeto Educação Conectada do Estado de Sergipe, em parceria com o município de Lagarto, está inserido no âmbito de uma Chamada Pública lançada pelo BNDES com o objetivo de promover a implementação e uso pedagógico da tecnologia na educação.

De acordo com o gerente do Departamento de Educação do BNDES, Conrado Leiras Matos, o projeto contempla ações que envolvem quatro dimensões estruturantes. “Ele não prevê apenas a aquisição de equipamentos tecnológicos, mas também a visão pedagógica do uso da tecnologia; a formação de professores e gestores para o uso dessas ferramentas; e a aquisição e implementação de recursos educacionais digitais para o uso da tecnologia”, afirmou.

A gerente executiva do CIEB, Gabriela Gambi, explicou que foram identificados pelos gestores do estado e do município de Lagarto alguns desafios considerados prioritários para a educação, como a defasagem na alfabetização, letramento em Português e Matemática e a evasão no ensino médio. O projeto vai trabalhar com quatro dimensões: visão, formação de professores, desenvolvimento de recursos educacionais digitais e oferta de infraestrutura adequada. “Ao longo dos últimos meses temos dado todo o suporte aos gestores do estado e do município de Lagarto para que consigam aprofundar os seus projetos de maneira que a inovação e a tecnologia possam ser utilizadas da melhor maneira possível, visando contribuir com a melhoria da qualidade da educação sergipana”, declarou.