FALTAM
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Alunos do Francisco Rosa participam do Projeto Física na Escola

Por Ítalo Marcos
- 31/05/2019 12:55:00
699 acessos imprimir

Atividade promovida em parceria com a UFS leva conceitos da Física para os estudantes através de experimentos científicos

Por Ítalo Marcos

Os estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, em Aracaju, tiveram a oportunidade de participar, na manhã desta sexta-feira, 31, do Projeto Física na Escola. Realizado através de uma parceria entre a Seduc e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a ação tem como objetivo motivar os alunos a desenvolverem um maior interesse pela Física. O idealizador do projeto é o professor Edvaldo Alves de Souza Júnior, membro do corpo docente do curso de Física da UFS, que, auxiliado por outros estudantes da universidade, levou experimentos científicos para explicar conceitos da disciplina aos estudantes.

Montados no pátio do Colégio Francisco Rosa, os experimentos chamaram a atenção da garotada, que não tirava os olhos curiosos de cima deles. Espelhos, feixes de luz, balões e pregos foram alguns dos objetos utilizados para demonstrar conceitos de ótica e pressão. O professor Edvaldo e seus alunos explicavam aos estudantes, demonstrando na prática alguns conceitos que eles só viram nos livros. "Nosso intuito é aproximar os alunos dos conceitos da Física e ensinar aplicações tecnológicas e científicas, para que eles entendam como tudo isso é aplicado no cotidiano. A gente consegue melhorar a relação dos estudantes com a Física, aumentar o interesse deles e fazer com que essa disciplina seja mais agradável a eles", explicou.

Criado no ano passado, o projeto leva conhecimentos de Física do 1º ao 3º ano do ensino médio sobre assuntos como ótica, geradores elétricos, física do corpo humano, física dos propulsores, entre outros. Neste ano, a primeira unidade de ensino a receber o projeto foi o Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, mas a expectativa é que outras escolas também sejam contempladas pelo projeto.

Aliando teoria à prática

Os alunos disseram ter gostado de conhecer os experimentos, aliando seus conhecimentos teóricos à prática. Foi o caso de Bianca Ferreira, do 2º ano. "Achei bem interessante porque a Física que costumamos ver em sala de aula é mais teórica, e aqui a gente pode ver os assuntos na prática, através dos experimentos, então a gente acaba aprendendo mais. Quando nos deparamos com aquele assunto na prova, nos lembramos com mais facilidade porque vimos na prática", disse.

O seu colega, Mateus José de Jesus Oliveira, também estava bastante curioso durante as demonstrações dos experimentos. "Vimos coisas aqui que nunca tínhamos ouvido falar. Nós tivemos a oportunidade de ter mais noção de como é a Física. Achei bem interessante os experimentos de ótica, principalmente os que utilizam espelhos e telas de LED", declarou.

Emilly Gislaine Silva Farias é uma entusiasta da disciplina Física e não poupou elogios ao projeto. "Eu apoio bastante esses eventos de Física na escola porque nos traz mais conhecimentos. Agradeço a todos que trouxeram esse projeto para cá. Eu achei bem legal e fiquei bastante atraída pelos experimentos que vimos aqui. Gosto bastante dessa disciplina, já pensava em cursar Física na universidade, e agora tenho certeza que é isso que eu quero estudar", afirmou.

Quem também gostou foi o professor da disciplina, Adelino dos Santos Filho. "Qualquer experimentação é interessante porque a Física envolve o raciocínio lógico-matemático. Esse projeto vai melhorar a visualização daqueles conteúdos demonstrados. Tudo que se mostra na prática se aprende mais rápido", disse.