Notícia do Portal

06/05/2011 12:31 (3187 acessos)

SEED e UFS promovem aula inaugural do curso de especialização em Gestão Escolar

Uma turma formada por 400 educadores que atuam como gestores em escolas das redes públicas estadual e municipais de ensino participou na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, em Aracaju, da aula inaugural do curso de especialização em gestão escolar, em nível de pós-graduação lato sensu. O curso faz parte do programa Escola de Gestores e será realizado por meio de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

O curso terá a duração de 18 meses e será ofertado na modalidade a distância, nos 19 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) distribuídos entre os municípios de São Cristóvão, São Domingos/Itabaiana, Estância, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Lagarto, Porto da Folha e Japaratuba.

 

Nesse período, 18 educadores atuarão como assistentes de polo. Eles serão acompanhados pelos coordenadores do programa em Sergipe, professora Vera Sobral pela Seed, e professor Mário Jorge Aleluia pela UFS. Também serão acompanhados pelo coordenador da UBA/Seed, professor Jorge Costa Júnior.

 

Solenidade

 

A diretora do Departamento de Recursos Humanos da Seed, Sandra Coelho, representou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, na aula inaugural. Sandra Coelho disse que o momento era de comemoração para todos os parceiros, para os gestores cursistas e especialmente para os alunos da rede pública, que ganharão com o processo.

 

"Vocês são as lideranças nas escolas e podem cada vez mais contribuir com a melhoria da qualidade da educação. Tenham uma boa jornada letiva", disse a diretora. A solenidade contou ainda com representantes da UNDIME, setores da UFS e da Seed.

 

Promoção do ensino

 

"Esta aula inaugural está sendo um marco para a educação em nosso estado", ressaltou o professor Mário Jorge Aleluia.  Ele explicou que o curso vai formar em nível de especialização gestores de escolas públicas. "Queremos promover a qualidade do ensino por meio da gestão democrática", enfatizou o coordenador.

 

Já a coordenadora Vera Sobral acrescentou que ao longo dos 18 meses, a metodologia do curso vai abordar temas como: "Gestão democrática na escola com foco no sucesso do aluno" e "Planejamento que resulte na qualidade do ensino". Estes temas, segundo a professora Vera, trarão à tona discussões envolvendo o cotidiano escolar. Vera Sobral lembrou que este é o foco dos governos federal, estadual e municipais.

 

Mais experiência

 

O diretor do Colégio Estadual Leão Magno Brasil, professor Geilzo Nascimento Bispo, foi contemplado com o Prêmio Gestão em 2009. Mesmo tendo seu trabalho já reconhecido como diretor da escola de Nossa Senhora do Socorro, professor Geilzo é um dos 400 gestores que participará do curso.

 

"Temos que estar sempre buscando novos conhecimentos. Assim favorecemos o ambiente escolar, estimulamos as equipes diretivas e de professores e alcançamos o objetivo final, que é ofertar uma melhor qualidade de ensino aos nossos alunos".

 

A professora Jucélia Almeida fará parte da coordenação do Colégio Estadual Augusto Franco, em Aracaju. Ela se inscreveu para o curso de especialização em gestão escolar visando garantir seu crescimento profissional. "Sinto que este curso vai nos ajudar a trabalhar, no sentido de fortalecer as relações no ambiente escolar. Estou com uma grande expectativa", disse.

 

Elisângela Vieira, diretora da Escola Municipal Profª Maria Elizete Santos, localizada em Itabaiana, disse que espera poder repassar as informações recebidas durante o curso aos seus colegas de equipe diretiva. "Não se faz uma gestão só; é preciso uma equipe compromissada com um projeto. Por isso devo aprender e dividir com meus companheiros tudo o que aprendi", declarou.

 

Voltar à página anterior