Notícia do Portal

24/10/2011 09:36 (3439 acessos)

Alunos do Leão Magno Brasil revelam seus talentos na quarta edição do Projeto Soltando a Língua

Conhecimento, cultura, expressividade, intelectualidade, organização, dinâmica, solidariedade e entretenimento foram a tônica da quarta edição do projeto didático Soltando a Língua que ocorreu no último sábado, 22, das 8h às 11h, na quadra poliesportiva do Colégio Estadual professor Leão Magno Brasil, localizado no conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro.  

 

Alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participaram do evento, revelando seus talentos e habilidades artísticas através de dramatização, recitação de poema, entoações musicais, tribunal de júri, documentário, trava-língua, entre outras apresentações.

 

A abertura, depois da entoação do Hino Nacional Brasileiro, foi abrilhantada pelos alunos da unidade escolar que participam do projeto Flauta Doce, de autoria do diretor do colégio, professor Geilzo Nascimento Bispo. A culminância do projeto superou as expectativas dos organizadores e traduziu-se num momento de aprendizagem. Serviu também de reflexão sobre a necessidade de o educador dar ao aluno a chance de ser construtor e divulgador de seu próprio conhecimento.

 

"O objetivo desta nossa iniciativa didática é fazer com que o aluno pense de forma crítica e inteligente, aprenda a enfrentar desafios, deixe de lado a timidez e o receio de expressar-se oralmente, eleve sua autoestima, entenda que a língua portuguesa tem suas diversas modalidades de uso e saiba aplicá-las adequadamente nos devidos contextos de comunicação", disse o professor Adilson Almeida, autor e coordenador do projeto.

 

Nesse aspecto, segundo o professor, o Soltando a Língua foi um verdadeiro espetáculo de expressão linguística, uma grande aula para os educadores. "É um motivo de muita honra e alegria para todos os participantes e espectadores presentes", disse o professor.  Os alunos participantes também gostaram do projeto. "Acredito que todos os alunos que participaram desta edição do projeto Soltando a Língua acharam excelente essa iniciativa. A dedicação e atuação de todos os participantes foram muito importantes para o sucesso desta festa", revelou o aluno Melk Santana de Jesus, do 2º ano C do ensino médio.

 

Poema recitado

 

 A aluna Sayonara da Conceição Moreira, do 2º ano A do ensino médio, também demonstrou satisfação. "Achei o evento muito interessante. Ele nos ensinou muita coisa e nos deu uma grande lição de vida", afirmou a aluna. Quem também gostou do Soltando a Língua foi a aluna Larissa dos Santos Nascimento, do 9º C. "Adorei o poema recitado por nossa colega. Com a recitação que ela fez podemos ver que ainda existem pessoas com sensibilidade  e capacidade de pensar que no mundo ainda existem coisas belas. Foi maravilhoso também aprendermos sobre  a importância do diálogo e bom relacionamento entre pais e filhos", expressou Larissa, que foi um dos oradores dessa edição.

 

Opinião semelhante é de Kennedy Santos, aluno do 1º ano A do ensino médio. "Esse projeto tem por objetivo mostrar o talento oral dos alunos. Eu pude perceber que todos que se apresentaram realmente têm talento, em qualquer modalidade. Desejo que este projeto perdure por um longo tempo para influenciar positivamente os jovens desta comunidade", disse Kennedy Santos. Já Viviana Santos, do 1º ano C do ensino médio, foi um pouco mais longe. "Esse projeto foi, sem dúvida, de grande incentivo para nós alunos do Leão Magno. Esta quarta edição foi a melhor de todas, porque eu me entreguei de corpo e alma e me senti lisonjeada por esta oportunidade", disse a aluna.

 

Voltar à página anterior