Notícia do Portal

21/11/2012 09:11 (454 acessos)

Governo de Sergipe garante participação de alunos atletas sergipanos nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

O Governo de Sergipe acredita que o esporte, aliado à educação, proporciona a inclusão e a cidadania ao jovem.  Assim, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), foram viabilizados meios para os alunos atletas da delegação sergipana participarem das Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria 15 a 17 anos, que ocorrerão em Cuiabá (MT), no período de 24 de novembro a 8 de dezembro.  Mais de 5 mil alunos de todo o país participarão deste,  que é o maior evento do esporte estudantil do Brasil.

 

 A delegação sergipana é composta por 155 membros. Destes, 138 são alunos atletas de 26 escolas, sendo nove da rede estadual e 17 da rede privada que irão competir nas 13 modalidades esportivas do campeonato. Os primeiros atletas das modalidades atletismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e voleibol de praia embarcam para a capital do Mato Grosso nesta sexta-feira, 24. Os alunos atletas das modalidades ciclismo, futsal, natação, voleibol e xadrez embarcam no dia 29 de novembro.  Finalmente, as equipes das modalidades basquetebol e handebol embarcam no dia 3 de dezembro.

 

Os atletas sergipanos têm tradição em conquistar medalhas em esportes individuais, como informa a professora Silvana Oliveira, técnica do Departamento de Educação Física da SEED. "Modalidades como atletismo, natação, ciclismo e judô sempre alcançaram êxito nas olimpíadas escolares. Temos nesta edição boas chances de manter essa tradição com atletas como Markus Andrey, judoca do Colégio Estadual Governador Valadares; Breno Moraes, ciclista da Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral, vencedor de uma medalha de ouro e uma de prata na edição passada das Olimpíadas, além de Lucas Oliveira, do Colégio Estadual Tobias Barreto, primeiro atleta da rede estadual de ensino classificado na modalidade natação. Temos realmente grandes talentos", afirmou Silvana.

 

Apoio

 

A diretora do Departamento de Educação Física da SEED, professora Maria Auxiliadora Pires, acredita que a delegação de Sergipe trará bons resultados das Olimpíadas Escolares. "A atenção e o apoio que o Governo de Sergipe tem dado à pratica esportiva nas escolas realizando eventos como os Jogos da Primavera, e parceiras com a iniciativa privada em competições esportivas,  estão revelando talentos e despertando no aluno um senso de responsabilidade", declarou a diretora.

 

Auxiliadora Pires afirmou ter plena confiança de que os jovens atletas darão tudo de si para trazer vitórias e repetir o êxito alcançado da primeira etapa da competição, que ocorreu no mês de setembro em Poços de Caldas (MG), além no número recorde de medalhas nas Paralimpíadas Escolares realizadas em São Paulo no mês de outubro.

 

"Em Poços de Caldas nossos atletas conquistaram sete medalhas no total, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. Já em São Paulo foram 22 medalhas conquistadas pelos nossos para-atletas. É gratificante divulgar esses resultados e poder revelar nosso potencial para o Brasil", declarou a diretora.

 

Olimpíadas Escolares

 

Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério dos Esportes, têm como finalidade descobrir novos talentos esportivos e integrar alunos de todas as regiões do Brasil. Além das disputas de medalhas, os atletas participarão de eventos educativos e culturais, que têm como finalidade promover uma maior interação entre as equipes. 

 

Essa segunda etapa das Olimpíadas Escolares  reunirá mais de 5 mil atletas brasileiros na faixa dos 15 aos 17 anos. A primeira etapa, para atletas entre 12 e 14 anos, aconteceu em Poços de Caldas (MG) no mês de setembro. Já no mês de outubro ocorreram em São Paulo as Paralimpíadas Brasileiras, reunindo alunos atletas com deficiência de todo o Brasil. O governo de Sergipe garantiu a participação dos alunos em todas essas competições. 

 

Relação das Escolas

 

Escolas da rede estadual de ensino

 

C.E. Governador  Valadares ( judô masculino)

C.E.  Professor José Joaquim Vieira (ciclismo masculino)

C.E.  Djenal Queiroz (taekwondo masc. e fem.)

C.E. Tobias Barreto (natação masc)

C.E. Dom Luciano (atletismo masc)

C.E. Petrônio Portela (taekwondo masc)

C.E. Augusto Franco (atletismo masc.)

C.E. João Alves Filho (ciclismo masc.)

C.E. Leandro Maciel, de Rosário do Catete (ciclismo fem.)

 

Escolas da rede privada

 

Centro Educacional Master (natação fem.)

Centro Educacional Criart (futsal fem.)

Centro Educacional Santo Expedito (judô fem.)

Colégio Pio Décimo (judô fem.)

Colégio Dinâmico (judô mas/fem)

Colégio Salesiano (natação masc)

Colégio Arquidiocesano (basquete masc/fem, voleibol fem, tênis de mesa masc/fem, judô mas, xadrez fem)

Colégio San Rafael ( judô masc)

Colégio Amadeus ( natação masc/fem, judô fem, xadrez masc, vôlei de praia fem)

Instituto Dom Fernando Gomes (judô masc, handebol fem)

Colégio Graccho (voleibol masc)

Colégio Atlântico (vôlei de praia masc)

Coesi (judô masc/fem)

Colégio Jardins (judô masc/fem)

Colégio Eduardo Marques, de Simão Dias (futsal masc)

Colégio Bom Pastor (natação masc)

Escola Nossa Senhora das Graças (atletismo fem) 

 

Voltar à página anterior