voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Educação Profissional é tema de Conferência Livre promovida pela Seed

Por Ítalo Marcos
- 13/09/2013 12:55:00
2772 acessos imprimir

A Conferência Livre Estadual de Educação Profissional, etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório do SENAC. O evento fez parte de uma série de conferências que serão realizadas pelo Fórum Estadual de Educação e contou com a participação de gestores, profissionais da área de educação profissional e estudantes.

 

Foram debatidos os temas do Eixo III do documento referência da CONAE/2014: educação, trabalho e desenvolvimento sustentável, cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

 

A secretária adjunta de Estado da Educação (Seed), professora Hortência Araújo, representando o secretário Belivaldo Chagas, disse que a Seed como coordenadora do Fórum Estadual de Educação e como organizadora de todas as reuniões e conferências intermunicipais, tem como objetivo subsidiar os municípios e as secretarias municipais de educação para a elaboração dos planos municipais de educação.

 

"Hoje estamos discutindo um assunto específico, que é a Educação Profissional. Como podemos avançar e quais são as proposituras que serão consolidadas são temas que estamos discutindo neste encontro", revelou Hortência, adiantando que o documento específico elaborado no evento será encaminhado à CONAE.

 

De acordo com a secretária adjunta, a equipe envolvida nas conferências também está debatendo o Plano Estadual de Educação. "Vamos consolidar propostas a serem encaminhadas para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014, que vai ocorrer em fevereiro de 2014 em Brasília", disse.

 

O coordenador geral do Fórum Estadual de Educação, professor Manuel Alves do Prado Neto, destacou a importância do debate sobre a Educação Profissional. "Este encontro tem o objetivo de subsidiar os participantes para que eles se posicionem de maneira mais fundamentada nos debates das conferências deliberativas da CONAE 2014. A ideia é que eles saiam daqui hoje e que se inscrevam nas condições de delegados nestas conferências e se posicionem, principalmente sobre os debates que estão sendo colocados", ressaltou.  

 

Rivânia Andrade, diretora do Serviço de Educação Profissional da Seed, umas das idealizadoras da Conferência Livre Estadual de Educação Profissional, juntamente com o professor José Adelmo Menezes de Oliveira, do instituto Federal de Sergipe, explicou que a realização de uma conferência específica da Educação Profissional se dá em virtude do destaque atual dessa modalidade de ensino. "Os debates culminarão em um documento para nortear as Conferências Intermunicipais e Estadual de Educação", enfatizou a diretora.  

 

"Prioritariamente estamos falando sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE), cuja aprovação de dará pelo Congresso Nacional. Estamos discutindo o Plano para promovermos as ações sobre Educação Profissional, bem como a formação do professor da Educação Profissional", informou.

 

Debates

 

Na Conferência, o primeiro tema a ser trabalhado foi "PNE e a Educação Profissional" pela professora Simone Valdete dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  A professora destacou a importância da valorização dos profissionais e a inclusão de jovens com deficiência no ensino profissional.

 

Já o tema "Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, Ciência, Tecnologia e Inovação", com o professor Ítalo de Lima Machado (SENAI/DN), enfatizou a articulação entre o trabalho, educação e desenvolvimento sustentável para o avanço nas concepções e nas políticas setoriais e intersetoriais.

 

A palestra "Formação do Trabalhador de Educação Profissional" foi ministrada pelo professor Paulo do Eirado (SENAC-SE), que demonstrou uma metodologia em que o trabalhador em Educação ou qualquer outro trabalhador possa absorver conhecimentos e habilidades.

 

"A metodologia é de o professor se colocar na posição de aluno que é altamente enriquecedor. Os diversos autores que participam da Educação Profissional estão aqui com o mesmo propósito, porque nós entendemos que a Educação precisa dar um grande salto na qualidade, e a Seed está de parabéns por esta iniciativa", salientou o professor.

 

A mesa de debates foi coordenada pelo professor Ronaldo Linhares, da Secretaria de Estado da Educação.

 

Oportunidades

 

Para Irna de Oliveira, analista de formação profissional do SENAC, a Educação Profissional é uma excelente oportunidade para jovens que estão querendo adentrar o mercado de trabalho. "Todos os dias presencio a demanda aumentando em relação a cursos técnicos e profissionalizantes. E nada mais do que justo é se discutir um tema que está com tanta evidência", frisou.

 

Da mesma maneira concorda José Antônio dos Santos Silva, técnico pedagógico do Serviço de Educação Profissional da Seed, o qual destacou a  importância da inclusão da Educação Profissional nas discussões do CONAE 2014.

 

Fórum Estadual de Educação

 

Esse conjunto de eventos está sob a coordenação do Fórum Estadual de Educação, entidade permanente criada por decreto governamental em 2011 e instalado em janeiro deste ano. Os fóruns de educação estão sendo criados por cada ente federativo em atendimento às deliberações da Conferência Nacional de Educação realizada em 2010.

 

Em Sergipe, como sugerem as diretrizes nacionais, ele está vinculado ao gabinete do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. Todavia, é uma instituição autônoma e composta por representações dos diversos segmentos do poder público constituído e da sociedade civil organizada. Suas principais tarefas são construir o projeto do Plano Estadual de Educação, coordenar, a cada quatro anos, as conferências de educação e acompanhar a execução das políticas públicas de educação.