Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Governo de Sergipe e municípios se articulam para instalação dos fóruns municipais de Educação

Por Ítalo Marcos
- 10/12/2013 13:47:00
3072 acessos imprimir

Secretários municipais de educação dos 75 municípios sergipanos estiveram reunidos nesta terça-feira, 10, no auditório do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Severino Uchoa, com representantes do Fórum Estadual de Educação e Coordenação de Articulação e Assistência aos municípios da Secretaria de Estado da Educação(Seed), para uma reunião técnica de avaliação e planejamento dos Fóruns municipais de educação.

Segundo Manuel Alves do Prado Neto, coordenador geral do Fórum Estadual de Educação, a reunião tem por objetivo discutir a criação dos Fóruns, avaliar a execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) e estabelecer um calendário para a formulação dos planos municipais de Educação. "Nós estamos aqui traçando estratégias e planejamento com os municípios, no sentido de preparar até o início de fevereiro todos os municípios para a instalação de seus fóruns. Desta forma, estes fóruns trarão um conjunto de dados sobre Educação necessária para a formulação dos seus planos", informou.

A coordenadora de Articulação e Assistência aos municípios (COAAM), Jucileide Dias Aragão, disse que a Seed tem uma grande participação no assessoramento aos municípios e, nesta reunião, estão promovendo uma série de atividades. "A primeira delas é relatar sobre a importância do sistema articulado de ensino para a criação dos fóruns e oferecer esclarecimentos sobre a elaboração dos planos municipais", acentuou.

Ela destacou que também vão realizar uma avaliação do trabalho junto aos municípios sobre o PAR, o qual alguns municípios farão o compartilhamento de suas experiências na execução do Plano. "Além disso, fecharemos nossa reunião com o planejamento do trabalho desenvolvido pelo COAAM junto aos municípios", declarou Jucileide.

Articulação

Os trabalhos foram dirigidos pelo representante da UNDIME, Welton Santos, e Jucileide Aragão, do COAAM da Seed. Juntos eles irão auxiliar os municípios sergipanos na elaboração dos planos municipais de Educação.

Elmo Gomes, secretário municipal de Educação de Maruim, afirmou que a equipe está fazendo uma retrospectiva sobre as conferências realizadas ao logo do ano, tanto municipais, intermunicipais e estadual, para possibilitar mais embasamento na organização e articulação dos trabalhos futuros.

A secretária municipal de Educação de Capela, Josilene Cruz Santos, avaliou positivamente o engajamento dos municípios e da sociedade civil no processo de formulação do plano de cada município. "É fundamental que cada município produza seu plano, tendo em vista, as especificidades e particularidades de cada localidade", esclareceu.

O técnico da Secretaria de Educação de Simão Dias, Aderico Cruz, informou que o município já se encontra bem avançado na mobilização para a criação do fórum municipal. "Já formamos uma comissão que está se mobilizando junto aos órgãos públicos e sociedade civil na construção desse plano", disse.

Manuel Prado finalizou sua explicação relatando que todos esses eventos fazem parte de um processo maior que é o Plano Nacional de Educação, que será discutido na Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) que ocorrerá em fevereiro em Brasília (DF).