Encceja 2018: candidatos já podem verificar o local da prova

26/07/2018 10:54


Por Lívia Lessa

 

 

Os inscritos para a edição de 2018 do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 já podem saber onde farão as provas. As informações estão na Página do Participante, no link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. A avaliação acontecerá no dia 5 de agosto.

 

A prova do Encceja 2018 Nacional em Sergipe acontecerá nas seguintes cidades: Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e Propriá.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Exame e Certificação do Serviço de Ensino (DIEX), vinculado ao Serviço    de Jovens e Adultos/ Departamento de Educação (Seja/DED) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Edson Aragão, no ano de 2017 o Encceja por meio da secretaria certificou mais de mil alunos.

 

"A iniciativa é de extrema importância, pois oportuniza que os jovens e adultos que não puderam frequentar a escola em idade regular, possam dar continuidade aos estudos. Dessa maneira, obtendo uma melhor qualificação para o mercado de trabalho", ressalta Edson Aragão.

 

Ainda segundo o chefe do DIEX, o Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é de competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. "Durante a inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência", explica.

 

Exame Nacional

 

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa à Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

 

A avaliação do Encceja Exterior acontecerá em 16 de setembro. As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas nos dias 18 e 19 setembro. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

 

O Encceja Nacional é realizado pelo Instituo de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com as 27 Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação (IF). Todas celebraram termo de parceria com o INEP. O Encceja Nacional PPL é uma parceria com o Ministério da Justiça (MJ), enquanto o Encceja Exterior e o Encceja Exterior PPL são viabilizados por meio de uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

 

Prova

 

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No Ensino Fundamental,  as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

"O candidato que lograr êxito na prova de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias para ser aprovado também deve apresentar bom resultado na prova de Redação", disse Edson Aragão.

 

Certificação e declaração de proficiência

 

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

 

"É importante destacar que a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de, pelo menos, cinco pontos na prova de redação", finaliza Edson Aragão.

 

Gabarito do Enceeja 2017


Os candidatos que fizeram a prova do  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 podem acessar o gabarito da avaliação no link disponibilizado pelo INEP com o intuito de facilitar os estudos dos  alunos que  participarão do Encceja 2018.