Notícia do Portal

15/04/2010 12:30

Seed apresenta ações de políticas públicas para esporte em Simpósio

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) esteve presente na manhã desta quinta-feira, 15, ao I Simpósio de Esportes promovido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizado no auditório da reitoria da UFS.  Representando a Seed, a diretora do Departamento de Educação Física (DEF/Seed), professora Maria Auxiliadora Pires, proferiu palestra para mostrar as ações da secretaria no âmbito educacional.

 

O simpósio, voltado para acadêmicos e professores, foi aberto pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Marinho Mezzadri, que falou sobre políticas públicas para o esporte. "No Brasil, o esporte é pouco discutido e temos muitos desafios a serem superados. É importante pautar o esporte como um dos elementos da cultura do nosso país", disse. Segundo ele, é preciso que sejam construídas políticas públicas de esporte que continuem a funcionar, independentemente do governo que esteja atuando. "É preciso que haja um intercâmbio entre o campo político e o campo esportivo", afirmou.

 

Ações da Seed

 

A diretora do Departamento de Educação Física (DEF/Seed), professora Maria Auxiliadora Pires, apresentou as contribuições da Seed ao esporte, no âmbito escolar. "É importante fazer essa exposição de ações para as pessoas que trabalham com Educação Física", disse. Ela falou sobre o papel do DEF no sentido de fomentar o esporte escolar.

 

Ela citou a formação continuada para professores de educação física, os Jogos da Primavera e o estímulo à prática esportiva como algumas das ações desenvolvidas pela secretaria. Após as palestras houve uma mesa-redonda, em que os alunos puderam discutir com os convidados. Um dos participantes foi o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel.

 

Debate

Os alunos que participaram do encontro falaram sobre a necessidade dos debates. "É importante para esclarecer algumas das nossas dúvidas que temos durante o curso", disse o estudante Jofre Vinícius Santos Barros.

 

Quem também aprovou a iniciativa foi o aluno de Educação Física, Francisco Pedro. "É interessante para a gente conhecer as propostas do governo sobre o tema e para os alunos terem uma noção melhor de como participar dessas ações", disse. A mesma opinião foi dividida com a aluna Jéssica Vitorina. "Esses debates são um verdadeiro incentivo para a gente que está começando", afirmou.