28/06/2018 09:52

Secretário de Educação inicia em Estância ciclo de reuniões com Diretorias de Educação da Rede Estadual

O primeiro encontro foi realizado com os gestores das 21 unidades escolares gerenciadas pela Seed sob a circunscrição da DRE 1, que abrange nove municípios do Território Sul Sergipano

Com a proposta de aproximar a gestão central da Secretaria de Estado da Educação (Seed) dos gestores das unidades escolares que são gerenciadas pela pasta, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto iniciou nesta quarta-feira, 17, um ciclo de reuniões com as Diretorias de Educação da Seed.

O encontro foi realizado em Estância, município sede da Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1/Seed) - divisão administrativa da Secretaria de Educação -, na região Sul do Estado, e reuniu todos os gestores escolares das 21 escolas da Rede Estadual instaladas nos municípios de Pedrinhas, Itabaianinha, Tomar do Geru, Arauá, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Indiaroba, Cristinápolis e Estância.

Segundo o secretário Josué Modesto, um dos objetivos do ciclo é evitar distorções entre os entendimentos formulados pela equipe de gestão central da pasta e os servidores "que estão na linha de frente", os gestores escolares. "Buscamos e temos a obrigação de nos aproximarmos do dia a dia das escolas da Rede Estadual para melhor contribuir com o trabalho dos profissionais que atuam nessas unidades escolares", disse.

Acompanhado pela diretora do Departamento de Educação (Ded/Seed) e pelo assessor do Gabinete da pasta, Ana Lucia Lima e Gilvan Santos, respectivamente, o secretário de Estado da Educação, ao lado do professor Domingo Machado, diretor da DRE 1, afirmou que os encontros visam também compreender melhor o funcionamento da Rede Estadual.

"Por isso estamos dialogando diariamente com os segmentos que compõe a comunidade escolar, recebendo alunos e professores em audiências de trabalho, visitando escolas e, agora, nos reunindo com os gestores escolares por Diretoria de Educação", explicou o professor Josué Modesto.

Discussões

Durante a reunião que manteve com os diretores das escolas da Rede Estadual circunscritas à Diretoria Regional de Educação da região Sul (DRE 1), o secretário Josué Modesto tratou de diversos temas de interesse da Política Estadual de Educação, como os resultados iniciais da Campanha Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!, lançada pelo governo estadual, por meio da Seed, no dia 18 de abril.

Do início da Campanha até o momento, destacou Modesto, a Rede Estadual registrou um aumento expressivo de matrículas não apenas no ensino médio, mas também no ensino fundamental, invertendo, desse modo, uma tendência de queda. "Parabenizo a todos pelo engajamento nas ações de busca ativa que estamos empreendendo de modo contínuo. A intensificação da Campanha foi apenas um primeiro desafio. Agora, tão importante quanto trazer o aluno que estava sem matrícula para a escola, é fazer com que este estudante permanece matriculado, frequentando as aulas e apresentando bons resultados".

Ao tratar das matrículas, o professor Josué Modesto cobrou empenho das equipes escolares das escolas da Rede Estadual no preenchimento correto da carga horária dos professores no Sistema Integrado Administrativo Educacional (SIAE) da Rede Estadual, de modo a otimizar a utilização do quadro de profissionais do magistério da rede pública estadual.

Aproveitando o momento de diálogo com um público formado exclusivamente por gestores escolares, o secretário estadual de Educação tratou também dos esforços empreendidos pela Seed para solucionar demandas relacionadas à infraestrutura escolar, transferir de recursos diretamente à conta das escolas e encaminhar e atender as reivindicações apresentadas pelas comunidades escolares.

Após ouvir todos os diretores escolares presentes à reunião de aproximação, a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Ana Lúcia Lima, avaliou como o encontro como bastante positivo e propositivo. "A preocupação que esses diretores demonstram ter com a gestão pedagógica das escolas que gerenciam nos chamou atenção e estamos aqui para estreitar os laços e o relacionamento, para que possamos, juntos, desenvolver com êxito nossa política educacional", disse a professora Ana Lúcia, ao reforçar a importância da continuidade do trabalho de busca de alunos.

Para o professor Domingos Machado, diretor da DRE 1/Seed, ao realizar esse ciclo de reuniões o secretário Josué Modesto reafirma o compromisso que que sua gestão tem pelo diálogo e, com isso, "favorece e propicia a aproximação necessária entre os que estão atuando na gestão central da Rede Estadual e os que estão na outra ponta, ou seja, dentro das escolas".

Antes de encerrar a reunião, o secretário Josué Modesto ressaltou que os trabalhos desenvolvidos pelas escolas, quando motivados para apresentar resultados positivos, são primordiais para que as instituições públicas de ensino tenham importância e respaldo social.