11/01/2018 15:12

Educação realiza III reunião de mobilização para a V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Por Lívia Lessa

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por intermédio Departamento de Educação (DED), Serviço em Educação em Direitos Humanos/ Núcleo de Diversidade e Cidadania (Sedh/Nedic), Coordenação de Educação Ambiental, realizou na manhã desta quinta-feira, 11, na sala de reunião do Núcleo de Estudos, Pesquisas, Avaliação e Currículos  (Nepac), a III reunião de mobilização para a V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

Participaram do encontro os coordenadores de educação ambiental das Diretorias Regionais de Educação (DREs), representantes da Comissão Estadual Organizadora da Conferência e as 18 instituições envolvidas, entre elas órgão federais, municipais e estaduais.

Durante a reunião houve a avaliação das oficinas preparatórias realizadas em todas as DREs e discussão sobre as estratégias de mobilização das escolas das redes públicas e privada, definição do calendário de oficinas preparatórias que acontecem nas unidades educacionais. Além disso, os participantes consolidaram o regulamento da Conferência e o regimento da Comissão Organizadora Estadual.

A técnica referência em educação ambiental do Nedic, Cristiane Barreto Andrade, destacou que a reunião foi importante para promover o nivelamento das informações pertinentes as etapas da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. "Este encontro vem dando continuidade ao processo de mobilização para a realização das etapas da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente", disse, ao explicar que foram delimitadas novas estratégias junto à Federação das Escolas Particulares e aos coordenadores das DREs. Ainda de acordo com ela, o processo da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá em três etapas, são elas: na escola, estadual e nacional.

Para a coordenadora do Programa Conduta Consciente da Universidade Tiradentes (Unit), Luciana Silva, é de extrema relevância que já no espaço escolar os educadores promovam a conscientização acerca da importância da preservação do Meio Ambiente. "Enquanto educadores e formadores de opinião não podemos nos furtar de participar de momentos que convergem os setores públicos e privados trabalhando para que a Conferência aconteça e envolva os alunos para tratar de um assunto tão pertinente, este ano V CNIJMA trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas", salientou.

Compartilhando desta mesma opinião, o representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o técnico da Gerência de Saúde Ambiental, Ricardo Tavares,  destacou que a reunião promoveu ricas discussões. "Neste encontro é perceptível que as Secretarias de Estado estão somando esforços para a realização do evento e conscientizar os estudantes e sociedade acerca da Educação Ambiental", reconheceu.

Segundo o técnico da DRE 2 do departamento de Educação Ambiental, Edmundo Mesquita, a mobilização é um rico momento para convidar as unidades escolares a participarem do evento. "O que foi debatido na reunião só demonstra o comprometimento da Seed em promover a melhoria da qualidade de ensino e fomentar cada vez mais o envolvimento dos alunos em atividades pedagógicas", ressaltou.

V CNIJMA

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Tratar-se de uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o País com o objetivo de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e discussões, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas. Para mais informações acesse ao link: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/