Notícia do Portal

14/06/2018 10:31

Responsáveis legais pelas escolas devem se cadastrar na plataforma online da Prova Brasil

Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), da Prova Brasil, estão disponíveis para os gestores até o dia 27 de junho

 

A divulgação dos resultados preliminares e finais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), da Prova Brasil, iniciou no dia 13 de junho e prossegue disponível para os gestores escolares até o dia 27 de junho, a fim de que possam ser analisados e, caso seja necessário, interposto recurso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados para que os gestores se apropriem, antes que seles sejam divulgados.

 

Segundo a coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed), do Departamento de Educação (DED) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Joniely Cheynne Cruz, é importante que os gestores fiquem atentos aos prazos para que possam se apropriar dos dados. Ainda de acordo com a coordenadora, essas informações não poderão ser divulgadas externamente. "No primeiro momento é para uma análise interna das secretarias estaduais, municipais e unidades escolares.  Anterior a este processo, de interposição de recursos, quando for preciso, é necessário que os gestores realizem cadastro para acesso dos resultados preliminares por meio da plataforma online", comenta.

 

Todos os diretores ou responsáveis legais das escolas, que participaram do Saeb 2017, já podem acessar a plataforma, por meio do link: http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/,   e realizar o cadastro online que está disponível desde o último dia 21. "Vale lembrar que os resultados preliminares só ficarão disponíveis em breve e, apenas, para aquelas escolas que fizerem corretamente o cadastro do diretor ou responsável legal.  O acesso é feito com a utilização do CPF e a senha do Educacenso", destaca Joniely Cheynne Cruz.

 

Ainda conforme a coordenadora, o DED, por meio do Núcleo de Pesquisas e Avaliação do Currículo (Nepac), realizará reuniões técnicas nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) com os gestores para orientação de como se realiza o cadastro de acesso aos resultados. Além disso, haverá também a orientação acerca do tipo de recurso que pode ser interposto.

 

Saeb

 

O Saeb é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala. O principal objetivo é realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, a partir da aplicação de testes cognitivos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, que possibilitam aferir a proficiência nessas áreas, bem como, a partir da aplicação de questionários contextuais para os estudantes, professores, diretores e escola.

 

Em 2017, o Saeb avaliou estudantes de cerca de 73 mil escolas. A novidade da edição foi a participação, de modo censitário, dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas. As escolas privadas também tiveram a oportunidade de serem avaliadas, mediante adesão.