08/11/2018 15:53

Técnicos fazem avaliação do primeiro levantamento do Censo Escolar 2018

Por Lívia Lessa

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio das ações da Assessoria de Planejamento (Asplan), por intermédio do Serviço de Informações Estatísticas (Sines), promoveu na manhã desta quinta-feira, 8, Reunião de Avaliação sobre o primeiro levantamento do Censo Escolar Educacional - Matrícula Inicial 2018.  O encontro aconteceu no Auditório Professora Hermínia Caldas, localizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, na capital sergipana.

Participaram da atividade os técnicos responsáveis pelo preenchimento e declaração do Censo Escolar no Sistema Educacenso.  A reunião teve como objetivo realizar uma apresentação dos resultados da verificação in loco 2018. Durante o encontro, foi feita uma avaliação do Sistema e houve também uma abordagem dos seus entraves e manuseio para planejar o Censo Escolar 2019.

A técnica do Sines, Helena Tiyoko Andrade Vieira, informa que esse evento faz parte do ciclo de atividades do Sistema de Avaliação. "O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) recomenda que sejam realizados encontros como este de discussões e orientações para os técnicos. Depois iremos às Diretorias Regionais de Educação (DREs) e às Secretarias Municipais de Educação", explicou.

O técnico da Secretaria Municipal de Educação de Simão Dias, Edmilton Santana Santos, destacou que o apoio e suporte da Seed são de extrema importância. "Os dados do Censo Escolar devem ser fidedignos, e diante disto o acompanhamento da Seed é essencial". Compartilhando desta mesma opinião, a técnica e responsável pelo Censo Escolar na DRE 5,  Ana Roberta da Costa Santana, elogiou as ações do Governo de Estado. "Este encontro permite esclarecer as dúvidas e também socializar as experiências. Todas as orientações que estamos recebendo irão contribuir na eficácia do nosso trabalho", finalizou.