Notícia do Portal

11/02/2019 10:36

Escola Estadual Artur Fortes ganha pintura, jardinagem e tem o ambiente totalmente repaginado

Nova roupagem dos ambientes coletivos deixou a escola mais alegre e motivadora

 

Alunos e professores da Escola Estadual Artur Fortes, em Aracaju, iniciaram o ano letivo com uma grande novidade, na manhã desta segunda-feira, 11. Ao chegarem na unidade de ensino, encontraram o ambiente escolar totalmente repaginado, com desenhos pintados nas paredes, jardinagem, cantinho de leitura e puffs feitos de pneus, para os estudantes se sentarem com mais conforto no pátio.

 

A escola, que atualmente atende a 226 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, ganhou um ar mais alegre e motivador. De acordo com o diretor da unidade de ensino, Alberto Araújo, a iniciativa partiu da necessidade de dar aos estudantes e professores um ambiente escolar mais leve. Ele conversou com a equipe diretiva e, durante o período de recesso escolar, mobilizou algumas pessoas para fazem a limpeza da escola e a pintura das paredes.

 

“Chamei Ítalo Conceição, que é um ex-aluno nosso, membro da comunidade, e ele é o responsável por toda a mudança na escola. Ele pintou com grande criatividade esses desenhos alegres nas paredes do pátio, das salas e do refeitório. Tivemos ajuda de todos. As merendeiras pintaram o chão e fizeram a limpeza do piso. Outras funcionárias fizeram a parte da jardinagem e paisagismo. Foi um trabalho coletivo”, disse.

 

O diretor destacou ainda que durante a acolhida dos alunos, logo que chegaram, enfatizou a necessidade de os estudantes preservarem o ambiente.

 

Mais motivação

 

A transformação do ambiente interno da escola foi uma grande surpresa para alunos e professores. Os desenhos pintados nas paredes, feitos com riqueza de detalhes, são imagens alegres que retrataram a infância das crianças.

 

A professora Amália Barreto disse que os alunos ficaram encantados com o ambiente e que as imagens coloridas nas paredes proporcionam um ambiente agradável. “A gente sente que as crianças se animam, ficam mais motivadas e isso é muito importante para o processo de aprendizagem. O colorido dá esse potencial de mexer com o ânimo e a alegria das crianças. Estimula elas a cuidarem e participarem mais ativamente da escola”, disse.

 

A pequena Vitória Vieira dos Santos, do 2º ano, elogiou o novo ambiente da escola. “Amei, está muito lindo. Em relação ao que era antes, melhorou muito. Não tinha nenhuma pintura, e agora está tudo mais alegre aqui dentro. Todos nós gostamos”, declarou.

 

O aluno Ravi Souza dos Santos, do 5º ano, também gostou do que viu. “Estudo aqui desde o 1º ano, e fiquei muito feliz ao chegar hoje e ver tudo pintado e mais alegre. Gostei também de ver mais plantas e áreas verdes no colégio”, afirmou.