Ser um canal de comunicação e articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e o gestor, visando contribuir para melhoria contínua dos serviços prestados pela SEDUC- Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.
Ser referência em Ouvidoria Pública da Educação, garantindo e ampliando acesso do cidadão na busca efetiva de uma educação pública, de qualidade social e democrática.
Zelar por ações que garantam as questões éticas assegurando a privacidade e a confidencialidade em todas as etapas do processamento das manifestações registradas na Ouvidoria; Democratizar o acesso às informações coletivas de educação; Ter respeito ao cidadão com garantia de respostas às suas demandas, de acordo com os Princípios e Diretrizes do acesso público à informação, Agir com autonomia, integridade, transparência, imparcialidade e justiça; Contribuir para a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração.
Assegurar ao cidadão a oportunidade de participar da Gestão de Políticas Públicas da Educação, traduzida na capacidade de manifestar suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios, através de canais ágeis, eficientes e eficazes.