voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

A Seed participa do Programa Gestão para Aprendizagem

Por Ítalo Marcos
- 02/09/2016 12:30:00
1437 acessos imprimir

A ação contribui para o aprendizado dos estudantes da rede pública por meio de consultoria em gestão pedagógica aliada à formação de educadores

 

Por Lívia Lessa

 

Na manhã desta sexta-feira, 2, no Auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na Secretaria de Estado da Educação (Seed) aconteceu a Reunião do Programa Gestão para Aprendizagem da Elos Educacional. Estavam presentes   à atividade o secretário Jorge Carvalho, a diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice, e a diretora do Elos Educacional, Silvana Tamassia.

 

Segundo o secretário Jorge Carvalho, a preocupação da Seed é visibilizar ações que culminam na melhoria da qualidade do ensino da Rede Pública em Sergipe e na busca do aperfeiçoamento das 356 unidades escolares. "Mesmo em tempos de crise, confesso que estou imensamente feliz, pois desde o ano passado temos feito um esforço muito grande para promover a melhoria da qualidade de ensino", declarou o secretário.

 

A Elos Educacional lançou um edital, e a Rede Estadual de Ensino de Sergipe foi uma das dez selecionadas para  participar do Programa de Gestão para a Aprendizagem. Dessa maneira, irão participar da iniciativa 60 escolas de Ensino Fundamental. "A nossa parceria com a Seed irá promover a formação das equipes tanto das escolas quanto da Secretaria, as quais fazem o acompanhamento pedagógico. O objetivo é somar esforços em prol da aprendizagem dos alunos", disse Silvana.

 

Programa Gestão para Aprendizagem da Elos Educacional

 

O Programa contribui para o aprendizado dos alunos das redes públicas. Dessa maneira, vale salientar que a consultoria aliada à formação de educadores visa diagnosticar nas secretarias e escolas as reais necessidades, e assim são articuladas ações pedagógicas.

 

Conforme Silvana, a Fundação Lemann e a Elos Educacional têm um programa que irá envolver consultoria e formação das equipes. O curso contará com atividades práticas e é formatado na modalidade presencial e a distância. Serão realizadas atividades nas escolas e no final será implementado um plano de ação.  

 

"O curso de formação existe desde 2013. Nesta edição o Programa terá a duração de dois anos e ainda irá ganhar novos elementos que serão integrados. A ação contará com  cursos de formação e capacitação dos técnicos das regionais, diretores e coordenadores da escola. Já os professores e a equipe da Seed receberão a formação no próximo ano", explicou Silvana.

 

Para Gabriela Zelice, o DED reconhece a necessidade de as escolas receberem o acompanhamento pedagógico. "O Edital - no qual a Seed foi aprovada - prevê duas ações dentro do Programa Gestão para Aprendizagem: uma da Fundação Lemann, que oferecerá uma consultoria para traçar as propostas de acompanhamento pedagógico junto às Diretorias Regionais e às escolas; e outra da Elos Educacional, que oferece a formação dos gestores", disse.