voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Jovem Senador: Aluno do Colégio Estadual Tobias Barreto é eleito vice-presidente da mesa diretora do Senado

Por Ítalo Marcos
- 22/11/2018 13:32:00
758 acessos imprimir

Durante toda a semana, Wagner Almeida está auxiliando na condução dos trabalhos legislativos dos Jovens Senadores

 

Por Ítalo Marcos

 

Os 27 estudantes de todo o Brasil que estão participando da 11ª edição do Programa Jovem Senador estão, durante toda a semana, vivenciando os trabalhos realizados pelos parlamentares em Brasília (DF). O estado de Sergipe está sendo representado pelo aluno Wagner Almeida, do Colégio Estadual Tobias Barreto, que na última terça-feira, 20, foi eleito o vice-presidente da mesa diretora, e está auxiliando na condução dos trabalhos legislativos dos Jovens Senadores. O presidente da mesa é o aluno Antonny Victor da Silva, da Escola Estadual Firmo de Castro, de Alagoas.

 

Os jovens chegaram na capital federal na segunda-feira, 19, e tomaram posse no dia seguinte. Acompanharam a solenidade a coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, e a técnica da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, Célia Gil.

 

Na quarta-feira, 21, eles tiveram a oportunidade de conhecerem melhor como funcionam as comissões do Senado e o processo legislativo. De acordo com a coordenadora Nádia Cardoso, até a próxima sexta-feira, eles terão muitos compromissos de trabalho no Senado. "Os 27 estudantes são divididos em três grupos de nove pessoas. Cada grupo apresenta a sua Proposta Legislativa e, a depender da relevância do projeto, pode ser encaminhado para a Plenária dos próprios senadores. O nosso aluno Wagner, ao retornar para Sergipe, participará do processo de divulgação do programa, apresentando a sua experiência para outros estudantes da rede estadual de ensino", disse Nádia.

 

A professora-orientadora Sandra Correia, que auxiliou Wagner em seu projeto, também está em Brasília participando de um curso e visitas técnicas ao Senado. Os trabalhos do Programa Jovem Senador finalizarão na sexta-feira, 23, quando haverá a votação final dos projetos no Plenário do Senado.

 

Programa Jovem Senador

 

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Desde a sua criação, cerca de 40 sugestões dos estudantes se transformaram em Propostas Legislativas e estão tramitando no Senado ou na Câmara dos Deputados.

 

O programe é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.