Resultados preliminares do Saese serão disponibilizados no dia 21 de fevereiro

20/02/2024 07:42

Os gestores das unidades de ensino das redes públicas estadual e municipais poderão interpor recursos até o dia 1° de março

 

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa que a partir desta quarta-feira, 21, os gestores das unidades de ensino das redes públicas estadual e municipais poderão acessar os resultados preliminares da terceira edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). Eles terão até o dia 1° de março para interpor recursos, no próprio sistema, caso entendam que há alguma inconsistência nos dados de suas escolas.

 

A terceira edição do Saese ocorreu no período de 21 de novembro a 1° de dezembro de 2023, envolvendo as redes públicas estadual e municipais, a partir da aplicação de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática e de questionários contextuais em todas as etapas de ensino: alfabetização, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

A chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), vinculado à Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave) da Seduc, professora Amanda Vieira, salienta que o acesso aos resultados preliminares e a interposição de recursos são ações restritas aos gestores das escolas públicas que participaram do Saese. “Eles devem realizar a consulta por meio das senhas enviadas pelo Segsae aos dirigentes municipais de educação e diretores das diretorias regionais de educação”, detalha.

 

A diretora da Ceave, professora Joniely Cruz, orienta os gestores a analisarem cuidadosamente os dados, pois essa etapa antecede a divulgação do resultado definitivo. “Os diretores devem ter atenção ao prazo de interposição, que corresponde ao período de 21 de fevereiro a 1° de março, já que este é o momento oportuno para questionamentos. Perdendo o prazo, entende-se que o resultado divulgado está validado pela escola”, reforça.

Para terem acesso aos resultados, os diretores devem entrar no sistema de divulgação e interposição de recursos, desenvolvido pela instituição parceira, a Fundação Cesgranrio, via https://recurso.cesgranrio.com.br/login

A consulta pode ser feita também no Portal da Seduc, na aba ´Resultados preliminares 2023´, neste link